Professor ensina matemática com plantas de imóveis e vence prêmio Educador do Ano 2020


Prêmio Educador Nota 10 anunciou nesta terça os 10 vencedores desta edição; entre eles, Luiz Felipe Lins foi escolhido ‘Educador do Ano’. Luiz Felipe Lins, Educador do Ano de 2020
Divulgação/Prêmio Educador Nota 10
O professor Luiz Felipe Lins, do Rio de Janeiro (RJ), foi anunciado nesta terça-feira (27) como o “Educador do Ano”. Ele foi eleito em votação popular, disputada entre os 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 de 2020.
Nesta edição, 3,7 mil educadores se inscreveram. Devido à pandemia, só foram aceitos projetos desenvolvidos antes do fechamento das escolas.
O projeto vencedor, desenvolvido por Lins, usa as plantas baixas de imóveis para o ensino da matemática. O projeto “Geometria e Construção” foi aplicado para 70 alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francis Hime, no Rio de Janeiro.
“Quando houve a construção de um conjunto habitacional próximo à escola, eu vi que muitos se interessaram. Pensei: como pegar este interesse e trabalhar as orientações curriculares? Perguntei se conheciam uma planta de imóvel, ninguém conhecia. Projetei uma e fui mostrando a janela, a porta, a sala. Falei de escala, mostrei proporção. Propus que eles fizessem um projeto de casa, e eles toparam o desafio”, afirma Lins.
A partir daí, os alunos simularam os custos por área. O trabalho final era a apresentação de planta, projeto, maquete e a apresentação em vídeo.
“A matemática sempre foi estigmatizada, é uma ciência que causa medo, terror. O legal do projeto é trazer um outro olhar para os números”, afirma Lins.
Prêmio Educador Nota 10
A partir das 3,7 mil inscrições, foram escolhidos 50 finalistas e, entre eles, os 10 vencedores. Eles são do Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
Cinco projetos são voltados a alunos do Ensino Fundamental, e três a estudantes do Ensino Médio. Há ainda um projeto de gestão e outro com crianças bem pequenas.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.
Playlist: Educação