Ventos se intensificam e podem chegar a 61km/h na faixa litorânea de Alagoas
Fenômeno conhecido como vento Nordeste é comum nessa época do ano. Capitania dos Portos emitiu alerta para embarcações. Ventos se intensificam na faixa litorânea de Alagoas
A Capitania dos Portos emitiu um alerta, válido até terça-feira (27), sobre ventos fortes na direção Nordeste a Norte com até 61 km/h. A intensidade dos ventos é comum nessa época do ano e o fenômeno é conhecido como vento Nordeste.
Nesta segunda (26) as rajadas de vento levaram a areia da praia para o calçadão de Maceió e também até a pista da orla de Ponta Verde.
“Isso devido ao aquecimento das águas do oceano proveniente da volta para o hemisfério sul do sol. Com isso você tem uma maior incidência de irradiação e com isso ele gera uma alta subtropical e dessa alta você tem o que nós conhecemos como os ventos alísios, que são os ventos que convergem em direção ao Equador”, explicou o meteorologista Anselmo Santos, da Ufal.
Sala de alerta
A Marinha do Brasil informou que um ciclone pode alterar as condições meteorológicas em várias partes do país e emitiu alerta de perigo para alguns estados, onde podem acontecer fortes chuvas e alagamentos.
Em Alagoas, a Sala de Alerta está acompanhando uma frente fria entre o norte da Bahia e Sergipe. Caso esse ciclone se desloque mais para o norte, essa frente fria pode trazer chuva para o estado.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas