Aulas presenciais para adultos em Alagoas são autorizadas a partir de segunda-feira


Prefeitos terão autonomia para avaliar individualmente situação de cada município para aderir à flexibilização. Aulas presenciais para crianças e adolescentes continuam suspensas. Governador Renan Filho anuncia data para início da retomada gradativa das aulas presenciais em Alagoas
Reprodução/Facebook
O governador Renan Filho (MDB) informou que a retomada gradativa das aulas presenciais, começando pela educação de adultos, já tem data para acontecer: a próxima segunda-feira (26). Os detalhes devem ser publicados na edição de quinta (22) do Diário Oficial do Estado.
As atividades presenciais na educação estão suspensas desde março, como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. O anúncio do início desta retomada foi feito nesta quarta (21) em uma entrevista coletiva online.
Não há data, porém, para o retorno das aulas presenciais de crianças e adolescentes. O Estado ainda quer fazer uma nova avaliação dos índices da pandemia depois da retomada da educação para adultos.
Serão contemplados nesta fase os seguintes segmentos:
Universidades e faculdades
Cursos profissionalizantes
Cursos preparatórios para concursos
Cursos de línguas
Cursos pré-vestibulares
Além das aulas presenciais para adultos, o novo decreto também vai autorizar a prática de atividades esportivas em pequenos grupos e as visitas aos presos no sistema prisional.
A decisão foi tomada com base na avaliação da mais recente semana epidemiológica, seguindo critérios determinados na Matriz de Risco criada pelo governo do estado para nortear as etapas do Distanciamento Social Controlado.
“Nós estamos há 8 semanas com média abaixo de 25 óbitos por semana, sempre oscilando nessa casa, houve queda significativa e não há aumento da ocupação de leitos. Isso quer dizer que há uma relativa estabilidade. Estamos na fase de risco moderado e caminhando para outra fase, que denotara uma estabilização muito maior”, disse o governador Renan Filho.
Acompanhado do secretário da Saúde, Alexandre Ayres, o governador ressaltou que, mesmo com as novas flexibilizações, o estado permanece na fase azul. “Hoje o estado está todo na área azul, a gente vai dar alguns passos necessários ainda na área azul antes de ir para a área verde”.
Municípios têm autonomia para editar regras próprias
O decreto vale para todo o estado, mas os municípios têm autonomia para determinar regras de isolamento e quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus, segundo decidiu o Supremo Tribunal Federal.
A prefeitura de Mar Vemelho, por exemplo, retomou as aulas presenciais das escolas municipais no final de julho. Mas a maioria das prefeituras acompanha o decreto estadual.
Em Maceió, a prefeitura também editou regras semelhantes às do estado. Com isso, as aulas estão suspensas desde março na rede municipal e também em instituições particulares de ensino. Empresários do setor têm feito manifestações pedindo a reabertura das escolas.
“No nosso decreto, nós facultaremos aos municípios a decisão do retorno. Aquele prefeito que achar que não tem condições de voltar às aulas no momento, ele deve entrar em contato com o governo e, se tiver algum problema específico, nós vamos avaliá-lo”, falou o governador Renan Filho.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Initial plugin text