Prefeitura interdita Cemitério Santo Antônio em Bebedouro, Maceió


Bairro foi afetado pelas rachaduras e instabilidade do solo, que também atingem Mutange, Bom Parto e Pinheiro. Cemitério Santo Antônio, no bairro Bebedouro, em Maceió, foi interditado a partir desta segunda-feira (19)
Reprodução / TV Gazeta
A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), determinou a interdição do cemitério Santo Antônio, localizado no bairro Bebedouro, em Maceió, por causa das rachaduras e da instabilidade do solo na região. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (19).
O que se sabe sobre as rachaduras
De acordo com o documento, o cemitério foi interditado considerando os danos causados pelas minas de exploração de sal-gema da empresa Braskem e os problemas geológicos que afetaram os bairros de Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro.
Por meio de nota, a Sudes informou que realizou um levantamento das áreas afetadas junto à Braskem para tomar as medidas cabíveis (confira a nota na íntegra ao final do texto).
Ainda segundo o documento, a Defesa Civil de Maceió informou que a versão 3 do Mapa de Setorização de Danos recomenda a realocação de mais de 1,5 mil imóveis que estavam em área de criticidade.
“Esta nova área em Bebedouro está sendo incluída no documento já com recomendação de realocação devido às evidências de alagamento e feições em decorrência da subsidência que afeta a região”, diz o documento.
Confira abaixo a nota na íntegra da Sudes
A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informa que a interdição no cemitério Santo Antônio, no bairro Bebedouro, será feita a partir desta segunda-feira (19), em decorrência da instabilidade geológica da região. A Sudes realizou um levantamento das áreas afetadas para alinhar junto à Braskem e tomar as medidas cabíveis. Excepcionalmente ficam autorizados os sepultamentos em jazigos particulares, até a definição de traslados dos restos mortais para outros cemitérios.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas