Fiéis celebram o dia de Nossa Senhora Aparecida em Maceió
Missa teve início às 9h no conjunto Inocoop. À tarde, haverá missa e carreata pelas ruas da parte alta da capital. Paróquia do Inocoop celebra dia de Nossa Senhora Aparecida
A Igreja Católica montou uma extensa programação para celebrar a Santa mais conhecida dos brasileiros: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. No conjunto Inocoop, parte alta de Maceió, a paróquia que recebeu o nome da santa iniciou as celebrações há nove dias.
“As ações tiveram início há nove dias, o que chamamos de novena. Mas o dia 12 de outubro reserva uma série de atividades para celebrar a data festiva. Vamos ter uma missa pela manhã e depois, à tarde, será realizada uma outra missa e, dessa vez, com uma carreata no lugar da tradicional procissão”, disse o pároco Rodrigo Rios.
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje, cidade de Ouro Preto (MG).
Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba.
“Quando os pescadores lançaram a rede veio o corpo e depois a cabeça [da santa] e, em seguida, tiveram uma pesca milagrosa no Rio Paraíba por meio da santa aparecida, que apareceu milagrosamente”, disse o padre Rios.
Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros.
Missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida em Maceió
Carolina Sanches/TV Gazeta
Veja os vídeos mais recentes no G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas