Para ampliar coleta de sangue, Hemocentro de AL vai funcionar no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Voluntários também podem doar sangue neste sábado (10). Maior necessidade é de doadores dos tipos sanguíneos O- e A- . Para doar sangue, voluntário precisa estar de máscara
Ascom/Hemoal
Para melhorar o estoque de bolsa de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai realizar coleta nesse sábado (10) e também no feriado de Nossa Senhora Aparecida, segunda-feira (12).
Neste sábado, a unidade do Trapiche vai funcionar até as 17h. Na segunda, o horário para doação vai ser de 7h30 às 17h. Lembrando que a entrada no Hemoal só vai ser permitida com o uso de máscara.
De acordo com Renata Ferreira, assistente social do Hemoal, a necessidade maior é para os tipos sanguíneos O- e A-.
“Esse (O-) é o que a gente sempre precisa, mas nesse momento outro tipo sanguíneo que está fazendo falta é o A- , pois tem muito paciente internado precisando dele”, disse.
Veja como ser um doador
Para doar sangue, o voluntário precisa ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 kg. É preciso ter em mãos um documento de identificação oficial e original com foto.
No caso dos menores de 18 anos, é preciso estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
Quem não pode doar sangue
Gestantes e lactantes, quem tenha contraído sífilis, Aids, doença de Chagas ou hepatite após os 11 anos de idade.
No caso dos voluntários infectados pelo novo coronavírus, o impedimento ocorre pelo período de 30 dias contados após a recuperação.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 AL