UnB suspende vestibular 2020 e adere ao Enem


Candidatos poderão usar notas do exame de 2019. ‘Medida foi tomada devido à pandemia do novo coronavírus’, diz universidade. Aula em anfiteatro da Universidade de Brasília (UnB), em imagem de arquivo
Isa Lima/UnB
A Universidade de Brasília (UnB), anunciou nesta sexta-feira (9) que o tradicional vestibular do segundo semestre de 2020 foi cancelado. A seleção será substituída pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2019.
Aulas na UnB foram retomadas em setembro
A medida foi tomada, segundo a UnB, por causa da pandemia do novo coronavírus. “A substituição é excepcional, relacionada ao cenário da pandemia do coronavírus, que impede as aglomerações”, disse a universidade.
Ainda não há data prevista para o lançamento do edital para o novo processo seletivo. Mas, segundo a instituição, a inscrição será gratuita e feita pela internet.
“Ao todo, serão 2,1 mil vagas”, disse a UnB.
Os aprovados serão registrados na UnB ainda neste ano, mas as aulas deverão começar apenas no dia 1º de fevereiro de 2021. “No caso das provas para os cursos que exigem a certificação de habilidades específicas, como Música e Arquitetura, por exemplo, a universidade vai prorrogar o prazo das certificações que perderam a validade em 2019 e 2020”, informou a instituição.
Aulas presenciais ou remotas em 2021?
Área interna do Instituto Central de Ciências, um dos prédios principais da Universidade de Brasília
Emília Silberstein/Secom UnB
A UnB diz que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) ainda estuda a forma como serão as aulas no ano que vem. O plano de retomada das atividades foi estruturado em cinco etapas, que consideram a pandemia no Distrito Federal e no Brasil.
“As atividades presenciais, ainda que de modo parcial, dependerão disso, bem como de orientações das autoridades de saúde e do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB”, explicou a instituição.
Provas do PAS
UnB divulga nomes dos aprovados no PAS para o 2º semestre de 2019
Daumildo Júnior/G1
O Programa de Avaliação Seriada (PAS) – Etapas 1, 2 e 3 – também ainda não está definido. “A seleção ocorrerá apenas em 2021”, aponta a UnB.
Neste ano, em função da Covid-19, as atividades presenciais na Universidade de Brasília foram interrompidas em março e só voltaram, a distância, no dia 17 de setembro passado.
Reitora da UnB afirma que ‘não há condições’ de retomar aulas presenciais em 2020
Reitora reeleita da UnB, Márcia Abrahão quer ‘equilíbrio no orçamento das universidades’ e tenta frear possível corte do MEC
À época da decisão, a reitora Márcia Abrahão afirmou que a prioridade era salvar vidas. “Temos que lembrar que a UnB tem cerca de 50 mil pessoas que circulam pela cidade. Se todos nós circulamos ao mesmo tempo, seremos um grande disseminador da pandemia no Distrito Federal”, disse.
Leia outras notícias da região no G1 DF.