Twitter testa incentivo para retuítes com comentários no Brasil com o objetivo de desacelerar a desinformação


Versão web da rede social vai mostrar caixa para pessoas comentarem conteúdo quando clicarem para retuitar, em vez de somente replicar a mensagem. Twitter pretende avaliar impacto no ritmo e na escala de disseminação de informações enganosas com a mudança.
Jeff Chiu/AP
O Twitter vai testar a partir desta sexta-feira (9) no Brasil uma mudança temporária para incentivar as pessoas a fazerem comentários nos retuítes, em vez de somente replicar o conteúdo.
A mudança vale para a versão web – os aplicativos para celulares Android e iPhone não terão alterações.
Ao clicar no ícone de retuitar, as pessoas serão incentivadas a escrever algum comentário no campo de composição. Para fazer um retuíte comum, basta não escrever nada.
Botão de retuíte vai mostrar caixa para escrever comentários.
Divulgação/Twitter
O Twitter diz que pretende analisar o impacto no ritmo e na escala de disseminação de informações enganosas com essa mudança. A escolha pelo Brasil está relacionada com o período de eleições municipais.
O objetivo é “estimular as pessoas a avaliar por que estão amplificando o alcance daquele conteúdo e aumentar a possibilidade de elas incluírem seus pensamentos, reações e perspectivas”, segundo a empresa.
Saiba mais: Twitter amplia regras para desinformação sobre eleições
Se o teste for bem-sucedido, o Twitter planeja expandir o recurso para o mundo todo a partir de 20 de outubro.
Veja os vídeos mais assistidos do G1