Bebê diagnosticado com Covid-19 ao nascer tem alta de hospital em Maceió cinco meses depois
Mãe foi infectada pelo novo coronavírus e, após complicações na gestação de gêmeos, precisou fazer um parto de emergência. Um dos filhos faleceu dias depois, mas João Marcelo resistiu. João Marcelo, bebê de Maceió que venceu a Covid-19, tem alta depois de cinco meses no hospital
Arquivo Pessoal
João Marcelo e Benjamin nasceram com apenas 28 semanas, no dia 2 de maio, depois que a mãe deles, Carla Vitória, foi diagnosticada com Covid-19. Os bebês também tiveram a doença. Benjamin faleceu dias depois, mas Marcelo ficou internado durante cinco meses no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), em Maceió, até receber alta médica nesta semana.
Carla já tinha sido liberada do hospital, mas continuou internada como mãe canguru, uma acompanhante do bebê prematuro durante 24 horas e com o maior contato possível.
A situação dele era grave, porque a mãe também teve síndrome de transfusão feto-fetal [causada por desequilíbrio no fluxo de sangue entre os bebês] durante a gestação. Mas João Marcelo sobreviveu, aprendeu a mamar e tem pela frente novos desafios, como acompanhamento médico e de fisioterapia.
A mãe dele também encara essa nova fase como mais um desafio. “Confesso que estou insegura, ele passou por tantas coisas e precisa ser acompanhado por tantos profissionais”, disse Carla Vitória, em entrevista ao G1.
Ela e o filho foram recebidos com muita alegria pela família, mas a gratidão pelo tratamento no HU não foi esquecida.
“Quero agradecer primeiramente a Deus pela vida do meu filho e a equipe do hospital, as meninas da enfermagem, os médicos, a fonoaudióloga a todos que se dedicaram na evolução dele e principalmente no aleitamento materno. Tinha muita vontade de amamentar e graças a Deus e todo empenho da equipe, hoje eu amamento exclusivamente”, disse.
Trajetória de João Marcelo em fotos
Na barriga da mãe
Carla Vitória, de Maceió, grávida dos gêmeos Benjamin (que morreu de Covid-19) e João Marcelo
Arquivo Pessoal
Na UTI
João Marcelo, de Maceió, sobrevivente da Covid-19, quando estava na UTI
Carla Vitória/Arquivo Pessoal
João Marcelo e a mãe Carla Vitória, de Maceió, quando ele ainda estava na UTI
Carla Vitória/Arquivo Pessoal
Aprendendo a mamar
João Marcelo, filho de Carla Vitória, de Maceió, aprendendo a mamar; os dois tiveram Covid-19
Conceição Santana/HUPPA
Com 3 meses
João Marcelo e mãe Carla Vitória, de Maceió, venceram a Covid-19
Arquivo Pessoal/Carla Vitória
João Marcelo, de Maceió, sobreviveu, mas perdeu o irmão gêmeo Benjamin para a Covid-19
Arquivo Pessoal/Carla Vitória
João Marcelo, de Maceió, venceu a Covid-19
Carla Vitória/Arquivo Pessoal
Em casa pela primeira vez
João Marcelo, maceioense que venceu a Covid-19, em casa após alta médica
Arquivo Pessoal
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
a já havia sido liberada do hospital, mas continuava internada como mãe canguru, uma acompanhante do bebê prematuro durante 24 horas e com o maior contato possível.