Procon Alagoas divulga pesquisa de preços de brinquedos para o Dia das Crianças


Lista vai ajudar os pais na hora da compra dos presentes. Em caso de preço abusivo, população pode fazer denúncia. Lista traz os itens mais procurados para guiar os pais das crianças
Ascom/Procon-AL
O Instituto de Defesa e Proteção do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) divulgou nesta quarta-feira (7) uma pesquisa de preços de brinquedos para orientar os pais na hora da compra dos presentes do Dia das Crianças.
Na lista, que pode ser acessada no site do Procon, aparece brinquedos de menor preço, uma bola colorida de R$ 1,99, ao item mais caro, uma moto elétrica, que custa R$ 1.199,99.
A pesquisa foi realizada em seis grandes lojas da capital. Foram pesquisados os preços de bonecas, carros de controle remoto, patinete, massa de modelar, entre outros brinquedos.
O diretor-presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio, ressaltou a importância da pesquisa de preço.
“Isso vai ajudar a evitar gastos desnecessários. Importante o consumidor também exigir a nota fiscal, pois nos casos de defeitos eles terão como reivindicar seus direitos”, disse.
Sampaio também alerta os pais para prestar atenção na faixa etária dos brinquedos para evitar acidentes e também nas informações da embalagem e se os produtos têm o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
É importante guardar a nota para a troca de produtos
Guardar a nota é importante, e o Procon-AL diz que, no caso da compra física, a loja só é obrigada a fazer a troca se o item apresentar algum defeito. Por outro lado, a loja deve também manter o cliente informado sobre a política de troca.
No caso de compras pela internet, o consumidor pode desistir em até 7 dias, a partir do momento que fez o pedido ou a partir do dia que recebeu o produto.
Em caso de preço abusivo, a população pode fazer denúncia através do número 151 ou por mensagens no WhatsApp: (82) 9-8876-8297.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas