Volta de alunos às escolas estaduais de SC deve ocorrer em 19 de outubro
Estimativa é que 12,2 mil estudantes do 3º ano do ensino médio que precisem de reforço escolar retornem às salas na data. Em 13 de outubro, deve ocorrer volta dos professores para preparar atividades. Volta dos alunos às escolas estaduais deve ocorrer em 19 de outubro
A Secretaria da Educação de Santa Catarina informou que o retorno dos alunos às escolas estaduais está previsto para 19 de outubro. A data inicialmente divulgada era a próxima terça-feira (13), porém a pasta detalhou que para a semana que vem está prevista a volta dos professores para retomar as atividades presenciais, mas não dos estudantes.
Conselho Nacional de Educação aprova ensino remoto até dezembro de 2021 e fusão de anos letivos
A pasta destacou que em 2020 as escolas não terão aulas como ocorriam antes da pandemia e que até o final do ano letivo as atividades remotas continuam. As aulas presenciais ocorrerão somente como reforço escolar. Além disso, as escolas só podem abrir nas regiões classificadas como risco alto ou moderado para o coronavírus no mapa de risco do governo do estado.
A partir de 19 de outubro, a volta dos alunos deve ocorrer de forma gradual, começando pelos estudantes do terceiro ano do ensino médio e para aqueles que estavam com dificuldades de acessar as atividades remotas. Na data, são esperados12,2 mil alunos que não participaram das atividades remotas ou que tiveram sérias dificuldades de aprendizagem identificadas na avaliação do primeiro semestre de 2020.
O contingente de alunos que pode vir a retornar até o final do ano é de 26% dos 524 mil matriculados na rede.
A retomada das atividades depende do regramento que está sendo finalizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em uma portaria que autoriza e estabelece critérios para o retorno de atividades educacionais presenciais a partir do mapa de risco. O texto da portaria deve ser concluído nesta semana.
Situação da Covid-19 em SC
De acordo com boletim divulgado no final da tarde desta terça (6), Santa Catarina tem 221.442 casos confirmados de coronavírus, com 2.872 mortes.
Em relação ao mapa de risco, cinco das 16 regiões de saúde de Santa Catarina tiveram melhora e reduziram o nível de risco do coronavírus de grave para alto, informou a Secretaria de Estado da Saúde nesta sexta-feira (2).
Mapa de risco para o coronavírus – atualização em 2 de outubro
Governo de Santa Catarina/Divulgação
Retorno das escolas municipais em Joinville
No Norte do estado, a Prefeitura de Joinville anunciou que a volta das aulas presenciais será em 20 de outubro. Neste momento, a matriz de risco aponta a região de Joinville em situação grave para a Covid-19, patamar que a portaria estadual não autoriza a volta às aulas. Somente atividades extracurriculares e reforço pedagógico estão permitidos neste momento.
Joinville define retorno das aulas para o dia 20 de outubro
Mas a Secretaria da Saúde de Joinville acredita que os indicadores para a pandemia estão evoluindo e, nas próximas atualizações, a região da cidade deve cair para a classificação de risco alto, o que permite essa retomada das aulas. Apostando nessa redução de nível e em uma nova portaria do governo do estado, o município também decidiu que as creches também estão autorizados a retornar em 20 de outubro. Segundo a secretaria, o anúncio antecipado é uma forma de avisar as escolas, inclusive as particulares, sobre a data do retorno.
Segundo a Secretaria de Educação, as salas foram preparadas para receber as crianças e haverá um rodizio de 30% dos alunos de cada turno por semana. Ou seja, quem estiver com aulas presenciais numa semana, terá só aulas online na semana seguinte e assim por diante.
Veja vídeos do Jornal do Almoço
Veja mais notícias do estado no G1 SC