Facebook vai mostrar publicações de grupos públicos no feed de usuários e em buscas na web
Rede social também anunciou novos recursos para as comunidades, como personalização de foto de perfil e apelido, salas de bate-papo e posts de perguntas e respostas. Facebook anunciou novidades em evento on-line chamado ‘Communities Summit’.
Richard Drew/AP Photo
O Facebook anunciou nesta quinta-feira (1º) uma série de novidades para os grupos de sua rede social.
Parte delas tem o objetivo de impulsionar o alcance de discussões que acontecem em comunidades públicas e outras dão mais ferramentas de moderação para os administradores.
A rede social também vai permitir que as pessoas definam diferentes fotos de perfil para cada grupo.
Grupos públicos no feed de notícias
Links de notícias na página inicial do Facebook poderão mostrar discussões relacionadas de grupos abertos.
Divulgação/Facebook
A empresa disse que vai começar a testar a exibição de discussões em grupos públicos na página inicial de cada usuário, o chamado “feed de notícias”.
As publicações irão aparecer quando um amigo publicar um link da internet ou compartilhar uma postagem no Facebook.
Segundo a rede social, “isso permitirá que outros grupos mostrem o que estão dizendo sobre o mesmo conteúdo”.
As discussões desses grupos públicos também poderão aparecer em resultados de pesquisa na web, como no Google ou no Bing.
As pessoas poderão fazer comentários sem entrar no grupo, desde que a comunidade permita. As regras definidas pelos administradores serão mostradas às pessoas antes de elas publicarem algo.
Aba de grupos também vai mostrar discussões populares em comunidades.
Divulgação/Facebook
A novidade foi anunciada em um momento em que o Facebook é criticado por seus algoritmos mostrarem conteúdos extremistas aos usuários.
Há duas semanas, a rede social deixou de recomendar grupos sobre saúde para usuários para inibir a exposição de informações falsas que podem circular nesses espaços.
Em agosto, a empresa disse que removeu cerca de 800 grupos de teorias de conspiração QAnon por publicações que enalteciam a violência, mostravam a intenção de usar armas ou tentavam atrair seguidores com padrões de comportamento violento.
Saiba mais: Facebook deixa de recomendar grupos sobre saúde e remove centenas de grupos por ‘comportamento violento’
No Brasil, mais de 120 milhões de pessoas participaram de Grupos ativos do Facebook no mês passado, segundo a empresa.
Novas funções para grupos
Todos os grupos vão contar com novas funcionalidades, como a possibilidade de os participantes personalizarem a foto de perfil, definirem um apelido e compartilharem informações que são relevantes para cada comunidade.
Usuários poderão definir apelido e foto de perfil personalizado para cada grupo.
Divulgação/Facebook
O Facebook adicionou uma ferramenta de bate-papo para conversar com os todos os participantes em tempo real e uma opção de “comando interativo”, um novo tipo de postagem onde os usuários podem compartilhar fotos sobre um tópico específico e visualizar as respostas de outras pessoas.
Os administradores também poderão organizar sessões de perguntas e respostas em texto.
Funções de bate-papo e perguntas e respostas nos grupos.
Divulgação/Facebook
Ferramentas para administradores
Os administradores e moderadores dos grupos ganharam algumas ferramentas novas, como o auxílio de algoritmos para a remoção de publicações.
Será possível definir regras para recusar publicações com certas palavras-chave, ou de pessoas que estão no grupo há pouco tempo ou cujas postagens foram denunciadas no passado. Os moderadores também poderão organizar conteúdos com hashtags.
Veja os últimos vídeos sobre tecnologia no G1
Saiba mais: Facebook deixa de recomendar grupos sobre saúde e remov