Comerciante chama deputado baiano de ‘macaco’ e de ‘nariz de chapoca’

Uma comerciante do município de Itamaraju, identificada como Jaqueline Oliveira, foi denunciada à Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) por ter feito declarações racistas contra o deputado Valmir Assunção (PT-BA). Em um áudio disseminado em grupos do WhatsApp, ela chama o parlamentar de “macaco” e chega a dizer que ele tem “um nariz de chapoca”, entre outras palavras de baixo calão. O deputado é natural de Itamaraju, no Extremo Sul do Estado, a 740 Km de Salvador.
Em conversa no grupo de comerciantes da cidade, Jaqueline enviou o áudio com o seguinte conteúdo: “Me aponte alguma coisa que esse macaco trouxe para Itamaraju ou trouxe aqui para a Bahia. Ele trouxe dois motéis, um para Itamaraju e outro para o Prado, que tem os laranjas dele aí que… E metade daquela fazenda que ele botou o povo para invadir, esse vagabundo, botou os trouxas para invadir a Fazenda Colatina. Metade da fazenda é dele, desse vagabundo horroroso, ridículo, esse nariz de chapoca da porra”, disse.
As palavras ofensivas ainda atacam a proposta do governador do Estado, Rui Costa, de instalar 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para cuidar de pacientes infectados pelo Covid-19 em Itamaraju. De acordo com a afirmação da comerciante, a medida seria responsável por “levar o coronavírus” para município. Conforme o boletim mais recente da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Itamaraju já tem registro de uma pessoa infectada.
O caso está sendo monitorado pelo Centro de Referência Nelson Mandela, órgão vinculado à Sepromi, onde foi formalizada a denúncia. A situação também foi comunicada à Secretaria da Segurança Pública (SSP) para a apuração policial, já que o fato pode ser enquadrado na Lei Nº 7716/89, a Lei Caó, que define o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.
Em nota, a Sepromi prestou solidariedade ao parlamentar, que é autor da lei que criou na Bahia o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. “A secretaria reafirma seu apoio e compromisso em atuar no combate a todas as formas de racismo, compreendendo o papel educativo, a importância da apuração e responsabilização por tais práticas”, declarou a pasta.
Entenda mais sobre a confusão
Em vídeo direcionado aos cidadãos da cidade de Itamaraju, o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, informou que, em reunião por telefonena quinta-feira (9), o prefeito do município do Extremo Sul baiano, Marcelo Angênica (PSDB), havia se comprometido a ceder o Hospital Regional da cidade para a instalação de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pessoas com covid-19.
Diante da garantia, o governo do estado enviou neste feriado da sexta-feira um avião com técnicos da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para avaliar as adaptações necessárias na unidade hospitalar. “A prefeitura da cidade enviou carro para receber a equipe e, surpreendentemente, fomos recebidos por manifestantes contrários à instalação dos leitos e também pela manifestação pública do prefeito sendo contrário a tudo o que tinha sido acordado com o governador”, contou Vilas-Boas.
O secretário lamentou que o prefeito tenha mudado de ideia e disse que esperava que o gestor municipal tivesse comunicado o desinteresse ao estado antes do envio da equipe. “A população do Extremo Sul da Bahia pode confiar que o governo buscará a melhor solução para garantir a assistência à saude da população. Vamos estruturar a melhor operacão que garanta a saúde, mesmo com a negativa do prefeito de Itamaraju em dispobinilizar o seu hospital para toda a comunidade da Bahia”, finalizou.