Eleições 2020: plano de governo dos candidatos à prefeitura de Maceió


Entre as ideias apresentadas, há desde a aplicação de recursos na segurança, participação da sociedade até concurso público para saúde e educação. O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos candidatos à prefeitura de Maceió nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Alfredo Gaspar (MDB)
Candidato Alfredo Gaspar (MDB)
Assessoria
Número de páginas: 44
Resumo: O plano de governo do candidato tem como base cinco pilares para o desenvolvimento de Maceió, que vão desde implementação de políticas públicas e ações com foco na qualidade de vida, passando pela cidade sustentável, atuando para reduzir as desigualdades socioterritoriais; políticas que devem impulsionar a economia local através da geração de renda; segurança em parceria com o governo do estado e a integração de dados para dar agilidade aos processos de gestão.
Na área da saúde o candidato propõe a criação do Programa Saúde Digital, reestruturação do CORA e fortalecimento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Na educação, a proposta é de implantação de duas escolas cívico-militares; reforma e construção de novas unidades de ensino para ampliar o número de vagas e a ampliação da alfabetização de jovens, adultos e idosos. O plano ainda prevê a construção de novas unidades habitacionais para a população de baixa renda, ampliação de ciclovias, modernização da frota de ônibus, implantação do Polo de Artesanato de Maceió no bairro de Jaraguá e a criação do Pacto pela Segurança, criando um novo modelo de atuação municipal no âmbito da segurança pública.
(Veja o plano completo de Alfredo Gaspar aqui)
Cícero Almeida (DC)
Cícero Almeira (DC)
Assessoria
Número de páginas: 7
Resumo: A proposta do candidato é fazer com que a população tenha acesso acesso à saúde com qualidade através do SUS. Para isso, o plano aponta como soluções a construção de um Hospital Municipal; implantação de clínicas de atendimento integral à saúde da mulher nas oito regiões da capital; e implantação de dois Centros de Especialidades nas regiões de maior demanda do município. Entre as propostas voltadas para a educação estão: construção do maior centro educacional na região sul para atender os bairros Ponta Grossa, Vergel, Trapiche, Brejal e Prado; e ampliação de escolas em tempo integral; valorização dos profissionais dando melhores condições de trabalho.
A proposta para a área da segurança é a fusão da Guarda Municipal com a SMTT. O candidato também propõe recuperação de toda área periférica de Maceió com investimentos em saneamento, pavimentação, calçamentos, manutenção e construção de novas vias. O plano ainda prevê a recuperação do sistema de transporte urbano, construção de novos conjuntos habitacionais e construção de quatro novos mercados públicos.
(Veja o plano completo de Cícero Almeida aqui)
Cícero Filho (PCdoB)
Cícero Filho (PCdoB)
Assessoria
Número de páginas: 5
Resumo: O plano de governo do candidato está dividido em três partes: Plano Emergencial Maceió tem pressa; Eixos norteadores da gestão; e Propostas por tema. Na primeira parte, o candidato levanta as questões consideradas mais urgentes para a sociedade e propõe a criação de um Plano Emergencial com iniciativas voltadas para a preservação da renda das famílias, manutenção e geração de novos empregos e socorro aos pequenos negócios e os trabalhadores autônomos.
Entre as ações propostas estão: unificação das informações de desempregados e desocupados, com sistema acessível pelas empresas para pesquisas do banco de vagas; qualificação profissional por meio de Cursos Livres gratuitos; realização de pequenas obras de infraestrutura nos bairros da periferia e nas grotas de Maceió e criação de linhas de microcrédito voltadas aos novos negócios e ampliação dos existentes. As duas outras partes do plano de governo serão debatidas e os resultados devem ser apresentados posteriormente à sociedade.
(Veja o plano completo de Cícero Filho aqui)
Corintho Campelo (PMN)
Corintho Campelo (PMN)
Assessoria
A proposta de governo do candidato não está disponível na plataforma DivulgaCand, do TSE.
Davi Filho (Progressistas)
Davi Filho (Progressistas)
Assessoria
Número de páginas: 34
Resumo: A proposta do candidato é basear seu plano de governo em quatro agendas de programas: a primeira, voltada para o desenvolvimento humano e sustentável; a segunda, voltada para a economia e ordenamento urbano; a terceira, com foco nos setores da inovação e tecnologia; e a última agenda, chamada de especial, com base nas políticas voltadas para a pandemia da Covid-19 e no desastre da mineração em bairros de Maceió.
Para a educação o candidato propõe priorizar a educação infantil; valorizar os profissionais do setor; tornar obrigatório o fornecimento da merenda escolar para alunos portadores de alterações de saúde e implantar escolas sustentáveis na rede de ensino. Na saúde o candidato quer fortalecer a atenção básica voltada para a saúde da família e criar o programa “Saúde ao seu encontro”, com mutirões de atendimento nos bairros. Já na segurança, a proposta é criar o Programa Ronda Comunitária, com viaturas e motocicletas para guardas municipais. O candidato propõe ainda criar programas de incentivo para construção imobiliária nas áreas próximas ao centro da cidade, incentivar a economia solidária, executar projetos de melhoria da mobilidade urbana e ordenar a distribuição dos ônibus e do fluxo de passageiros.
(Veja o plano completo de Davi Filho aqui)
JHC (PSB)
JHC (PSB)
Assessoria
Número de páginas: 22
Resumo: O plano de governo do candidato apresenta diretrizes, dimensões e propostas para se alcançar o bem-estar, a inclusão social, a eficiência e a inovação capazes de promover o desenvolvimento socioambiental e econômico de Maceió. Entre elas estão a implementação de novas formas de inovação governamental e eficiência no gasto público; redução da vulnerabilidade social; promoção da eficiência e qualidade nos serviços de transporte público; melhoria da qualidade e do acesso aos serviços de saúde e de educação e valorização da cultura.
Na área de urbanização o candidato propõe a construção de novos conjuntos habitacionais para reduzir o déficit de moradias e aprovação e implementação do novo Plano Diretor do Município. Entre as propostas voltadas para a mobilidade urbana está a requalificação da relação do município com os taxistas no sentido de reduzir a burocracia e valores de licença e transferências. Na saúde, o candidato propõe a elaboração e aprovação do novo Plano Municipal de Saúde e aumentar os investimentos no atendimento à atenção básica e à saúde da família. Para a educação, a proposta é expandir o acesso à educação infantil em tempo integral e aumentar a oferta de matrículas na educação infantil. O candidato propõe ainda criar um programa de recuperação econômica pós-pandemia e a construção de banheiros na orla marítima e laguna.
(Veja o plano completo de JHC aqui)
Josan Leite (Patriota)
Josan Leite (Patriota)
Assessoria
A proposta de governo do candidato não está disponível na plataforma DivulgaCand, do TSE.
Lenilda Luna (UP)
Lenilda Luna (UP)
Assessoria
Número de páginas: 19
Resumo: A proposta de governo da candidata foi elabora a partir de 10 encontros virtuais com eixos temáticos e tem como base fortalecer o poder popular através da participação da população através dos conselhos municipais e criação de fóruns populares nos bairros. Entre as ações, o plano de governo prevê a realização de concursos públicos para saúde e educação.
Para a educação, a candidata propõe a organização de brigadas de ensino com turmas nos bairros, utilizando escolas municipais, estaduais, associações de moradores e centros comunitários e implementação do tempo integral em todas as escolas municipais. Outra proposta é voltada para a merenda escolar, priorizando a compra de alimentos dos pequenos agricultores e estimular a implantação de hortas comunitárias nas escolas. Na área da saúde, a candidata propões fortalecer as redes de atenção à saúde; realização de concursos públicos para eliminar a carência de médicos e implantação nos bairros e comunidades de hortas comunitárias medicinais. Para a habitação, o plano prevê investimento na construção de unidades populares. A candidata propõe ainda redução da tarifa de transporte público; ampliação de ciclovias e criação de programa de coleta seletiva solidária.
(Veja o plano completo de Lenilda Luna aqui)
Ricardo Barbosa (PT)
Ricardo Barbosa (PT)
Assessoria
Número de páginas: 19
Resumo: O plano de governo do candidato tem como uma de suas prioridades o atual desempenho do município no IDEB 2019. O candidato propõe também reorganizar a vida econômica e social do município e promover o acesso da sociedade ao conhecimento através do programa Maceió Inteligente, que disponibiliza ao cidadão tecnologia de maneira a facilitar a rotina na cidade utilizando aplicativos de mobilidade, saúde e ainda WiFi livre.
Na saúde, uma das propostas é criar um cartão único de identificação para o SUS. O candidato apresenta ainda em seu plano de governo a criação de sistemas que melhorem os serviços públicos da cidade; criação de núcleos de tecnologia nos bairros; integrar o planejamento e gestão de transportes, guarda civil, saúde e segurança pública; implementar internet de alta velocidade para o uso de tecnologias digitais na educação básica em todas as Escolas Municipais; criar programas de inclusão digital e redução das desigualdades. Na economia, o candidato propõe a formação de parcerias para novos arranjos e o treinamento profissional e qualificação da mão de obra através do Sistema S, além de estimular o crescimento das Micro e Pequenas Empresas.
(Veja o plano completo de Ricardo Barbosa aqui)
Valéria Correia (PSOL)
Valéria Correia (PSOL)
Assessoria
A proposta de governo da candidata não está disponível na plataforma DivulgaCand, do TSE.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas