Mestra do folclore, artesã alagoana é declarada imortal da cultura brasileira
Artista retrata a arte popular através do bumba meu boi e chapéus de Guerreiro. Artesã Vânia de Oliveira é declarada Mestra Imortal do Brasil
Jonathan Lins
Patrimônio Vivo de Alagoas, a mestra artesã Vânia de Oliveira foi declarada imortal da cultura brasileira. O mérito foi dado pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV World) – filiada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Com peças de folguedo e artesanatos coloridos, Vânia vem retratando a cultura popular alagoana há 38 anos. A artesã é autodidata e se destaca pelo trabalho com bumba meu boi e chapéus de Guerreiro.
Ela diz que o título de imortal vai estimular ainda mais o seu trabalho de divulgação da arte alagoana.
“Recebi a notícia com muita surpresa. Fiquei orgulhosa e honrada em ter sido escolhida na primeira vez que foi decidido realizar essa homenagem no país. Agora, me sinto ainda com mais responsabilidade em lutar sempre pelo maior reconhecimento do artesanato alagoano e divulgar a nossa cultura”, disse.
O título passou a ser entregue a artesãos brasileiros em 2020. Em Alagoas, o trabalho desses artistas tem sido promovido pelo programa Alagoas Feita à Mão.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 AL