Obras para transformar encostas do Mutange e do Pinheiro em área verde devem começar em outubro, diz Braskem

Materiais gerados na demolição dos imóveis desocupados por causa da instabilidade no solo serão utilizados na construção. Previsão é de que serviço seja concluído em 2021. Plano para as encostas do Mutange e Jardim Alagoas, em Maceió, foi apresentado pela Braskem
Braskem
A Braskem encaminhou à Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió (SEDET) detalhes do plano para as encostas do Mutange e do Jardim Alagoas, que fica no bairro do Pinheiro. A expectativa é que as obras comecem em outubro e sejam concluídas em abril de 2021, antes da quadra chuvosa.
Segundo o plano, os materiais provenientes da demolição dos imóveis que tiveram que ser desocupados por causa da instabilidade no solo da região serão utilizados na construção das encostas.
Os materiais nobres que não serão usados nessas obras, como telhas, madeira e outros, serão doados a cooperativas locais após avaliação da uma unidade móvel de segregação e beneficiamento de resíduos.
O que se sabe sobre as rachaduras em bairros de Maceió
O plano, que abrange cerca de 150 mil metros quadrados, ainda aguarda a liberação das licenças para início das obras de demolição e de estabilização das encostas.
Além da demolição das casas e construções nas encostas, as redes de água, telefonia e energia elétrica serão removidas ou remanejadas em parceria com as concessionárias desses serviços.
Paralelamente, será feito o trabalho de estabilização e drenagem do solo para então definir o tipo de vegetação que poderá ser plantada em toda a área. A definição dessa cobertura vegetal está em estudo, buscando as soluções mais adequadas para cada parte do terreno para devolver a configuração original das encostas.
Toda a área de encostas, que foi desocupada prioritariamente por questões de segurança dos moradores, não poderá mais ser habitada. No momento, obras de isolamento e limpeza estão sendo feitas pela Braskem, que instalou tapumes de proteção no seu perímetro nos últimos dias.
A unidade móvel ficará localizada próximo ao Jardim Alagoas e será desmontada ao final das obras nas encostas, em abril de 2021.
Famílias que moravam nas encostas do Mutange e Jardim Alagoas, no bairro do Pinheiro, em Maceió, precisaram deixar suas residências por causa da instabilidade no solo e rachaduras provocadas pela atividade de mineração na região
Cau Rodrigues/G1
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Initial plugin text