Novo termo de cooperação para bairros de Maceió afetados por rachaduras é firmado entre a Prefeitura e a Braskem

Novo documento tem o objetivo de auxiliar moradores das áreas afetadas com ações em situações de emergência. Rachaduras já atingem imóveis dos bairros Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto
Ascom/Defesa Civil
A Prefeitura de Maceió, por meio da Defesa Civil, firmou mais um termo de cooperação técnica com a Braskem para um acompanhamento do problema dos bairros da capital alagoana afetados pelas rachaduras e pela instabilidade do solo devido à extração de sal-gema na região.
Além do atual documento, já tinham sido firmados antes outros três: o primeiro em abril de 2019, o segundo em dezembro do mesmo ano e o terceiro assinado em fevereiro de 2020.
De acordo com a prefeitura, o novo documento tem o objetivo de auxiliar os moradores das áreas afetadas através do Plano de Contingência (Plancon). Entre as ações de suporte estão o sistema de videomonitoramento nas avenidas de maior tráfego, identificação através de entradas específicas, sinais luminosos e placas para orientar melhor a população. Além disso, será criado um Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) para o atendimento aos moradores em situações de emergência.
Outra ação prevista no Termo de Cooperação Técnica 4 (TC4) é a criação de uma equipe formada por 12 bombeiros que vão dar apoio para a Defesa Civil. Todos os bombeiros estão sendo treinados e capacitados pelo órgão.
“O TC4 tem como foco o apoio necessário para que seja atualizado o Plancon e implementadas as ações necessárias de suporte à população diante do novo cenário que se encontra a área afetada pela instabilidade de solo, caso haja necessidade”, explicou o diretor de Planejamento e Redução de Risco da Defesa Civil, Arthur Rodas.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas