PSOL oficializa candidatura de Valéria Correia à Prefeitura de Maceió

Reitora da Ufal entre 2016 e 2019, atualmente ela é professora e diretora da Faculdade de Serviço Social. Em convenção neste domingo, PSOL lança candidatura de Valéria Correia à Prefeitura de Maceió
Aldo Correia/TV Gazeta
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou neste domingo (13) a candidatura à Prefeitura de Maceió de Valéria Correia, ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Até o início desta tarde ainda não havia sido definido o nome da pessoa que vai compor a chapa como vice-prefeito.
A convenção aconteceu na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas, em Maceió. O partido tem cerca de 17 candidatos a vereador.
“Nossa candidatura não tem relação nem com o Palácio nem com os poderes oligárquicos desse estado. É uma candidatura e é um partido que vêm para propor uma nova forma de administrar a cidade com transparência, prestando contas à população, com audiências públicas, levando a prefeitura à periferia, dialogando e trazendo todos os problemas sociais para ser enfrentados de forma coletiva, ouvindo o povo e cuidando da cidade para que todas e todos, de fato, tenham condições dignas de vida mais igualitária. É isso que a gente propõe para a cidade de Maceió”, afirmou.
A ex-reitora destacou que sua gestão, se eleita, sua gestão vai priorizar os direitos sociais, a educação, a saúde pública e o funcionalismo público.
“Se a gente mostrou que outra Ufal é possível, mesmo em crise, em tempos de crise econômica, a gente tem condições de mostrar que outra Maceió é possível. Com democracia, com conselhos populares, com a periferia, ouvindo e trazendo a periferia para perto do poder, para o poder”.
Perfil
Maria Valéria Costa Correia possui vários livros e artigos publicados, é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (1982), mestra em serviço social pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutora em serviço social pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e pós-doutora em política de saúde.
Reitora da UFAL no quadriênio 2016-2019, atualmente Valéria é diretora da Faculdade de Serviço Social/UFAL, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais e professora no curso de graduação de serviço social e no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social.
Iniciou a profissão na Pastoral do Menor/Arquidiocese de Maceió, atuando junto aos meninos e meninas de rua de Maceió, contribuindo para organizar o Movimento Nacional de Meninos e meninas de Rua.
Atualmente é uma das coordenadoras da Frente Nacional em defesa do SUS, assumindo posição de destaque nas lutas contra a privatização da saúde.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL