Na segunda alta seguida, setor de serviços em Alagoas cresce 9,5% no mês de julho, diz IBGE


Setor registrou alta em junho e julho após quatro meses de queda. Após meses de serviços parados por causa da pandemia da Covid-19, setor voltou a crescer no mês de julho, segundo levantamento do IBGE
Ana Clara Marinho/TV Globo
O setor de serviços em Alagoas cresceu 9,5% no mês de julho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a segunda taxa positiva seguida, já que o mês de junho também já tinha crescido 3,6%.
O bom desempenho do setor vem depois de quatro taxas negativas. Em fevereiro, o estado registrou uma taxa de -0,2%; no mês de março, -6,2%; em abril chegou a -26,5%; já em maio, marcou -4%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (11).
O primeiro semestre do ano foi marcado pelas medidas de restrição para conter o avanço do novo coronavírus. Em março, o governo determinou o fechamento de diversos setores, permitindo apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e somente no início de julho as restrições começaram a ser relaxadas gradativamente.
Quando o mês de julho deste ano é comparado ao mesmo período de 2019, porém, o recuo do setor foi de 25,8%. Já no acumulado dos primeiros sete meses de 2020, a queda no volume de serviços foi de 19%. Em doze meses, o volume de serviços caiu 14%.
No Brasil, o setor de serviços avançou 2,6% na passagem de junho para julho. Segunda taxa positiva seguida em que acumula um ganho de 7,9% nos meses de junho e julho.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 AL