Bovespa abre em queda com exterior misto e reforma administrativa no radar

Na quarta-feira, Ibovespa caiu 0,25%, a 101.911 pontos. A bolsa de valores brasileira, a B3, abriu em queda nesta quinta-feira (3), em meio a um viés misto no mercado externo, com agentes financeiros na expectativa da apresentação da proposta de reforma administrativa enviada ao Congresso.
Às 10h11, o Ibovespa caía 0,16%, a 101.746 pontos. Veja mais cotações.
Na véspera, a bolsa fechou em queda de 0,25%, a 101.911 pontos. No mês, tem alta acumulada de 2,56%. No ano, o Ibovespa tem perda de 11,88%.
Governo entrega proposta da reforma administrativa ao Congresso
Cenários
Na cena local, as atenções seguem voltadas também para as discussões em torno do Orçamento de 2021 e da reforma administrativa.
O governo oficializou nesta quinta-feira o envio da reforma administrativa para o Congresso. O texto propõe uma série de mudanças nas regras do funcionalismo público. Entre elas, está o fim da aposentadoria compulsória como modalidade de punição e proibição de promoção por tempo de serviço.
A agenda doméstica também mostrou que a produção industrial brasileira registrou alta de 8,0% em julho na comparação com o mês anterior, mas ainda sem eliminar as perdas com a pandemia.
No exterior, os investidores aguardavam dados sobre pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA e pesquisas empresariais.
Os pregões europeus, por sua vez, encontravam suporte em apostas contínuas em uma política monetária flexível para combater o choque da crise do coronavírus.
Já os preços do petróleo eram negociados em queda.
Variação do Ibovespa em 2020
G1 Economia