O Assunto #267: O tombo do PIB e o auxílio emergencial


O Produto Interno Bruto brasileiro caiu 9,7% no último trimestre – o pior desempenho já registrado na série histórica. No mesmo dia do anúncio, Bolsonaro promete estender o auxílio emergencial e entregar a reforma administrativa. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O Brasil está em recessão. A queda na economia seria mais aguda, não fossem os R$ 600 do auxílio emergencial. Benefício que, logo após o anúncio do PIB, o presidente Jair Bolsonaro prometeu estender até o fim do ano, baixando o valor para R$ 300. Neste episódio, Márcio Gomes conversa com a jornalista Flávia Oliveira, que detalha o resultado do segundo trimestre, faz um retrato de como chegamos até aqui e do que esperar. Participa também a economista Silvia Matos, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV. É ela quem responde, entre outras questões: o que esperar na economia daqui para frente? Como equalizar a conta entre gastos públicos e estímulo para o país voltar a crescer?
O que você precisa saber:
PIB tem tombo recorde de 9,7% no 2º trimestre e Brasil entra de novo em recessão
Tombo recorde do PIB: veja setores mais e menos afetados na pandemia
Desempenho do PIB do Brasil no 2º tri fica em 22º em ranking de países
Governo diz que tombo do PIB brasileiro foi menor do que em outros países e pede reformas
Auxílio Emergencial ‘segurou’ queda ainda maior do PIB no 2º trimestre
Bolsonaro diz que envia proposta de reforma administrativa ao Congresso na quinta-feira
Projeções para PIB do 3º trimestre são positivas, mas crise está longe de acabar
O podcast O Assunto é produzido por: Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Mônica Mariotti e Renata Bitar. Apresentação: Márcio Gomes.

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.