Assaltos a bancos caem 37% no 1º semestre, diz Febraban
Já número de ataques a caixas eletrônicos teve redução de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. Bancos atribuem queda à ‘investimentos maciços’ em tecnologia e capacitação de pessoal. O número de assaltos a bancos e de ataques a caixas eletrônicos caiu no 1º semestre, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (1) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Nos 6 primeiros meses do ano, ocorreram 36 assaltos e tentativas de assaltos a agências bancárias em todo o país, número 37% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado (57).
Já o número de ataques a caixas eletrônicos também caiu de 353 no 1º semestre de 2019 para 253 em 2020, um recuo de 28%.
Assaltos a bancos caem no 1º semestre, afirma Febraban
Divulgação/Febraban
Lucro dos grandes bancos cai 40% no 2º trimestre, para menor valor desde 2016
Em todo o ano de 2019, aconteceram 119 ataques a agências e 567 a caixas eletrônicos. Em 2018, foram, respectivamente, 171 ataques a bancos e 1.025 a caixas eletrônicos.
O levantamento feito pela Febraban engloba 17 instituições financeiras, que respondem por mais de 90% do mercado bancário.
Apesar da queda do número de assaltos e ataques coincidir com o período de pandemia de coronavírus, a Febraban atribuiu o resultado à “investimentos maciços feitos pelo setor em tecnologia e capacitação de pessoal”, além da “contínua interlocução e colaboração com as autoridades policiais de todo o Brasil, com o envio de informações necessárias à prevenção e repressão dos crimes relacionados ao sistema financeiro”.
“Esse ciclo de queda teve início no ano 2000, quando tivemos 1.903 ocorrências em todo o país. De lá para cá, o número de assaltos vem caindo de forma contínua e consistente”, afirmou, em nota, Walter de Faria, diretor adjunto de Serviços Bancários da Febraban.
A federação destacou que o aparato de segurança dos bancos inclui sistemas de capturas de imagens, câmeras de visão noturna, sistemas de reconhecimento facial e “sensores que identificam situações fora do comum”, como aumento repentino de temperatura na agência ou movimentação dos caixas eletrônicos.
Já em São Paulo, reportagem da GloboNews mostrou que número de roubo a bancos cresceu no 1º semestre. Veja vídeo abaixo:
Em São Paulo, roubos a bancos crescem 27% em 2020