Jovens de 18 a 24 anos são 42% dos que buscam emprego em Campinas, diz prefeitura


Levantamento da Secretaria de Trabalho e Renda aponta que 1.074 pessoas nessa faixa de idade foram ao CPAT entre janeiro e a segunda quinzena de agosto. Jovens de 18 a 24 anos são os que mas buscam emprego em Campinas, diz balanço
Jovens de 18 a 24 anos são maioria entre as pessoas que buscam empregos na cidade de Campinas (SP). Um levantamento feito pela Secretaria de Trabalho e Renda do município mostra que 2.512 cidadãos procuraram vagas no Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) este ano, e 1.074 deles estão nesse faixa etária, o equivalente a 42,75%.
Veja as oportunidades no mercado de trabalho na região
Os dados, divulgados nesta quinta-feira (27) pela EPTV, afiliada da TV Globo, compreendem o período entre 1 de janeiro e 21 de agosto.
De acordo com o CPAT, 50% desses jovens estão desempregados e querem se recolocar no mercado, 40% buscam o primeiro emprego e 10% querem ser selecionados para vagas de aprendizagem, no programa Jovem Aprendiz.
Veja as faixas que mais buscaram por trabalho:
1.074 pessoas: 18 a 24 anos
345 pessoas: 14 a 17 anos
319 pessoas: 30 a 39 anos
Jovens são maioria na busca por emprego em Campinas
Reprodução/EPTV
Qualificação é barreira
Diretor do CPAT, Roger Prado afirma que a necessidade de qualificação é uma barreira para o público jovem, pois muitos não têm acesso à educação, e acabam em cargos com salários mais baixos.
“Operador da área de informática, área administrativa como um todo e, por causa do Jovem aprendiz, a área de frentista de posto”, explica.
No entanto, há recrutadores que percebem vantagens em contratar jovens sem experiência. O empresário Rodrigo Granja trabalha na área de tecnologia, e afirma que esse é um setor que precisa de pessoas com facilidade para acompanhar as constantes mudanças.
“Eles vêm sem crenças. Eles vêm com vontade de aprender, e a tecnologia, como a gente bem sabe, muda a cada 73 dias. O jovem já está acostumado com isso”.
Dica para investir no futuro
Aos 19 anos, Davi Miranda está no quarto emprego, na empresa de Granja. Até chegar à área de tecnologia, onde se identifica mais, enfrentou alguns obstáculos. Ele dá dicas para outros jovens que estão em busca de qualificação.
“Você vai comprar as suas coisas e separa sempre uma parte para investir no seu futuro. Então, procurar um curso, procurar investir no seu sonho e aproveitar a ferramenta que tem agora”, ensina.
Jovem consegue emprego na área de tecnologia em Campinas
Reprodução/EPTV
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas