Hemoal suspende cirurgias eletivas por causa do baixo estoque de sangue

Pandemia fez diminuir o estoque para 74 bolsas, quando o mínimo necessário é de 300 bolsas. Estoque está sendo usado em casos de emergência. Hemoal suspende liberação de sangue para cirurgias eletivas devido ao baixo estoque imposto pelo isolamento social
Carla Cleto / Agência Alagoas
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) suspendeu nesta quinta-feira (20) a liberação de sangue para cirurgias eletivas para pacientes do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. O motivo é o baixo estoque de sangue, que chegou a apenas 24% do mínimo necessário.
De acordo com o Hemoal, a pandemia e a necessidade do isolamento social fez cair o número de doadores. O que ainda resta de sangue está sendo usado apenas em casos de assistência às vítimas de acidente no trânsito e feridos por arma branca e de fogo.
Mesmo com as iniciativas do órgão em promover coletas de sangue em condomínios e transportar doadores de suas casas aos postos de coleta, a quantidade de bolsas de sangue não foi suficiente. Segundo o Hemoal, o órgão dispõe de 74 bolsas de sangue, com tipagens sanguíneas em estado crítico. No entanto, seriam necessárias no mínimo 300 bolsas.
“Todas as medidas do Plano de Contingência Estadual foram adotadas. Mas, agora, apenas a solidariedade pode reverter o cancelamento das cirurgias eletivas. Apelamos para que as pessoas se sensibilizem com a situação dramática e saiam de casa nas situações de extrema necessidade, a exemplo de se candidatar à doação voluntária de sangue, cujo procedimento é totalmente seguro. Sem sangue, as cirurgias eletivas não podem ocorrer e, com isso, a vida de muitos alagoanos está sob risco”, disse a gerente do Hemoal, médica hematologista Verônica Guedes.
Doações
Ainda segundo o Hemoal, as doações podem ser feitas em Maceió, na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, de segunda a sexta, das 7h às 18h; e aos sábados, das 8h às 17h. Já no interior, as doações podem ser feitas no Hemoal Arapiraca, no prédio do Laboratório Municipal, no bairro Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Regras para quem deseja doar sangue:
Devem ter peso igual ou superior a 50 kg
Ter no mínimo 16 anos portando documento de identificação com foto
Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais portando documento de identificação original dos responsáveis
Pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos não podem doar sangue;
Candidato que tenha contraído sífilis, Aids e doença de chagas também não podem doar;
Gestantes e lactantes não podem doar sangue
Caso queiram repetir o ato de doação, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e mulheres três meses
Voluntários que tiveram coronavírus estão proibidos de doar sangue por 30 dias após a cura; Já pessoas infectadas pelo vírus devem esperar 14 dias, caso não tenham os sintomas, podem se dirigir ao Hemoal
O agendamento para a doação presencial está sendo realizado por meio dos telefones 3315-2109 (Maceió) e 3539-8285 (Arapiraca). Os voluntários também podem se reunir em grupos de até 10 pessoas para solicitar a Hemovan, veículo que vai transportá-los até as unidades respeitando o distanciamento social.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas