Produtores colhem safra de nêspera
Fruta é conhecida também como ameixa amarela. Produtores colhem safra de nêspera
Reprodução/TV TEM
A produção de nêspera no município de São Miguel Arcanjo, no Sudoeste de São Paulo, vai ser menor por causa do clima. A florada foi prejudicada no início da safra porque não fez muito frio e faltou umidade. O resultado é que os pés estão com menos frutas. Em compensação, a qualidade melhorou.
O produtor Marcelo Furusho conta que a produção deve diminuir cerca de 50% e, com menos carga nas plantas, as frutas acabam se desenvolvendo melhor.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 16/08/2020)
Produtores colhem safra de nêspera
Do campo, as nêsperas são levadas para um barracão, onde são separadas por tamanho. As frutas são comercializadas na Capital Paulista.
O produtor Toshiyuki Kanegane trabalha com irrigação, mas nem assim escapou dos problemas causados pelo clima. Só que o impacto deve ser menor. A redução é calculada em cerca de 20%. O ponto positivo, segundo ele, é que o preço médio vem sendo mantido por um tempo maior durante a safra.
Toshiyuki tem 250 pés em produção e espera colher 10 toneladas. As floradas, que normalmente ocorrem a cada 25 dias, agora são registradas no intervalo de 45 dias. Com isso, a colheita, que sempre termina em setembro, deve seguir até o começo de outubro.
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo