Quase 50 mil candidatos ao Enem 2020 pediram atendimento especializado, diz Inep


O atendimento especializado inclui pedidos de gestantes, lactantes, idosos e estudantes internados, ou com problemas de saúde e outras condições específicas, segundo o Inep. Enem 2020 será adiado por causa da pandemia no coronavírus
André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo
Quase 50 mil pessoas pediram atendimento especializado para fazer a prova impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. As provas, previstas para novembro deste ano, foram remarcadas e deverão ocorrer em janeiro.
O atendimento especializado inclui pedidos de gestantes, lactantes, idosos e estudantes internados, ou com problemas de saúde e outras condições específicas, segundo o Inep. Ao todo 55 mil candidatos pediram acesso ao atendimento especializado,e 47.847 participantes tiveram o pedido aprovado.
Candidatos com cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular que tiveram o pedido aprovado neste ano passarão a contar com um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador.
Candidatos ao Enem 2020 terão que usar máscaras desde a entrada até a saída, segundo novo edital do MEC
Nome social
O Inep informou que, nesta edição, 508 pessoas pediram para serem atendidas pelo nome social nas provas do Enem – são casos de travestis ou pessoas transexuais que escolhem nomes diferentes do original, mas que condizem com a imagem deles. De acordo com o MEC, atender essas pessoas pelo nome escolhido por elas tem objetivo de combater o preconceito e o constrangimento.
Candidatos e candidatas travesti e transexuais que não solicitaram ou tiveram a solicitação do nome social indeferida poderão escolher o banheiro que desejam utilizar no dia da aplicação.
Total de inscritos é de 5,8 milhões
Após 3 anos de quedas consecutivas, o número total de candidatos confirmados para Enem voltou a subir em 2020.
Nesta edição, 5.783.357 candidatos estão confirmados – o número é 13,5% maior do que a edição de 2019, que teve o menor número de candidatos em toda a história.
Enem digital
Nesta edição, os estudantes puderam escolher se gostariam de fazer a prova tradicional impressa ou participar do projeto-piloto do Enem digital. A previsão é tornar o Enem totalmente digitalizado até 2026.
Das 101.100 pessoas inscritas nesta modalidade, 96.086 confirmaram a inscrição. O Enem digital em 2020 será aplicado para 1,66% do total de candidatos.
Perfil dos inscritos
A maioria dos inscritos no Enem 2020 impresso e digital é mulher (60%), tem entre 21 e 30 anos (28,8%), e está no Sudeste (34,2%).
Entre os candidatos, 82,91% é isento do pagamento da inscrição (4.794.730) e 17,09% pagou a taxa de R$ 85 (988.627).
Confira abaixo o perfil dos inscritos:
Initial plugin text