Ufes diz que projeto de lei orçamentária de 2021 prevê redução de 18% nas verbas

Projeto de lei definitivo ainda será encaminhado ao Congresso para aprovação. Universidade divulgou que atuará junto à bancada capixaba para tentar reverter os cortes. Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória
Luciney Araújo/TV Gazeta
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) informou que a instituição terá um corte de 18,2% de orçamento na versão atual de Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa) para 2021 do Governo Federal.
A informação foi passada ao G1 nesta segunda-feira (10) pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufes.
O projeto de lei definitivo ainda será encaminhado ao Congresso para aprovação. Durante a tramitação, o valor poderá sofrer alterações.
A Administração Central da Ufes divulgou que atuará junto à bancada capixaba para tentar reverter os cortes.
O Ministério da Educação (MEC) afirma que planeja um corte de R$ 4,2 bilhões no orçamento das despesas discricionárias (não obrigatórias) para 2021.
Segundo o MEC, o percentual será repassado a todas as áreas do ministério, incluindo educação básica e ensino superior. Nas universidades e institutos federais de ensino, a previsão de corte é de R$ 1 bilhão.
“Em razão da crise econômica em consequência da pandemia do novo coronavírus, a Administração Pública terá que lidar com uma redução no orçamento para 2021, o que exigirá um esforço adicional na otimização dos recursos públicos e na priorização das despesas”, afirmou o MEC, em nota.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Espírito Santo