Coleta seletiva de lixo porta a porta é retomada em alguns bairros de Maceió


Serviço estava suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus, mas agora passa a ser retomado gradativamente. Cooperativas de Maceió retomam trabalhos de forma gradativa após suspensão por causa da pandemia
Ascom Sudes
A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informou, nesta segunda-feira (10), que o serviço de coleta de lixo feito nas residências, o chamado porta a porta, começa a ser retomado de forma gradativa. O trabalho, que é realizado por quatro cooperativas que prestam serviço à Prefeitura de Maceió, estava suspenso desde o início da pandemia do novo coronavírus.
A retomada do recolhimento dos resíduos na porta do cidadão começou em apenas algumas regiões; o serviço será estendido conforme o avanço das atividades, previstas nos decretos municipal e estadual.
Confira os locais e os turnos da coleta porta a porta:
Coopvila: Pontal da Barra – Terça e Quinta (manhã)
Cooprel Antares: Cond. Aldebaran e adjacências- Quarta (manhã)
Cooplum: Cruz das Almas, Jacarecica, Jatiúca, Mangabeiras e Ponta Verde – Segunda e Quarta (manhã)
Cooprel Benedito Bentes: Av. Garça Torta – Terça / Av. Pratagy – Quinta (manhã)
Nos locais em que ainda não contam com a coleta seletiva porta a porta, o cidadão pode destinar os resíduos no Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo, que o material reciclável também será recolhido pelas cooperativas (confira os endereços dos PEVs ao final do texto).
Segundo a Sudes, mesmo com a suspensão da coleta através do serviço porta a porta, os catadores de recicláveis das cooperativas Cooprel Benedito Bentes, Cooprel Antares, Cooplum e Coopvila estavam trabalhando nos galpões de triagem com os materiais deixados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV).
O superintendente do órgão, Gustavo Acioli Torres, disse que o trabalho das cooperativas que fazem a coleta seletiva vai além da limpeza da cidade.
“A coleta seletiva é uma prática fundamental para aperfeiçoar a relação do cidadão com o manejo de resíduos sólidos. Além de minimizar os impactos ambientais, ela promove a geração de renda de centenas de famílias de catadores. A fim de garantir o fortalecimento desse trabalho, em maio nós renovamos os contratos que mantém o custo da prestação desse serviço, garantindo a renda mensal para mais de 100 famílias”, afirmou.
Ele também chamou atenção para o descarte de máscaras, luvas e outros tipos de resíduos hospitalares, que deve ser feito de forma a não contaminar as pessoas que fazem o recolhimento do lixo.
“É importante não permitir o contato desses contaminantes com o que será entregue à reciclagem para evitar a contaminação dos trabalhadores na coleta”, frisou Torres.
Endereços dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV)
PEV Benedito Bentes – Praça em frente ao 5° Batalhão da PM no Lot. Celly Loureiro;
PEV Salvador Lyra – em frente ao Colégio Atheneu;
PEV Graciliano Ramos – no Terminal de ônibus;
PEV Fernão Velho – no Terminal de ônibus;
PEV Colina dos Eucalípitos – na Praça em frente ao terminal de ônibus;
PEV Bebedouro – na Praça Lucena Maranhão;
PEV José Tenório – na Praça 200 anos;
PEV Gruta de Lourdes – na Praça Genésio de Carvalho;
PEV Guaxuma – na Praça do Conjunto Gurguri;
PEV Jacintinho – no Mirante;
PEV Trapiche – no Terminal de ônibus;
PEV Pitanguinha – na Praça em Frente à USF;
PEV Vergel – na Praça próximo à Guarda Municipal;
PEV Prado – na Praça da Faculdade;
PEV Dique Estrada – em frente ao Instituto Mandaver;
PEV Feitosa – na Praça Nossa Senhora de Fátima;
PEV Ponta Verde – na Praça do Skate
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas