Alagoas tem mortes por Covid-19 de servidores do sistema prisional, mas nenhuma entre a população carcerária

Dados reunidos em um levantamento do CNJ mostram situação da pandemia dentro presídios e unidades de ressocialização. Em Alagoas, são 44 presos contaminados pelo Coronavírus
CNJ
Um levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na quarta-feira (5) mostra que diversos estados do país já confirmaram casos e mortes por Covid-19 entre servidores do sistema prisional e entre a população carcerária. Em Alagoas, houve 3 mortes de servidores, mas nenhuma morte de preso.
O monitoramento mostra que 44 presos foram contaminados pelo novo coronavírus. O número é ainda maior entre os servidores do sistema carcerário no estado, 126 infectados.
Em todo o país, são mais de 19 mil casos, um aumento de 82,3% nos últimos 30 dias. O Nordeste é a segunda região com o maior número de mortes entre presos e servidores do sistema prisional brasileiro. 18,3% dos presos morreram infectados pelo coronavírus, já entre o servidores a porcentagem de óbitos é de 27,9%.
Quando observadas as mortes somente entre a população carcerária, o Sudeste é a região com a maior taxa: 51,2%. Entre os servidores do sistema prisional, o Sudeste também tem a maior porcentagem de mortos pela Covid-19: 45,6%.
Testes feitos no sistema prisional de Alagoas
A testagem tem sido importante nesse momento de pandemia. No sistema prisional alagoano foram submetidos a testes 79 presos e 267 servidores.
Presos testados: 79
Casos confirmados: 44
Mortes: 0
Servidores testados: 267
Casos confirmados: 126
Mortes: 3
Sistema socioeducativo
O levantamento também trouxe os números de contágio e morte no sistema socioeducativo brasileiro, que chegou a 2.776 casos nesta semana – um crescimento de 54,8% ao longo do período.
Em Alagoas, foram registrados sete casos confirmados entre os adolescentes, mas nenhuma morte. Entre os servidores, no entanto, o número de contaminados pelo coronavírus chegou a ser de 67 pessoas, três delas morreram.
Enfrentamento à Covid-19
Com a pandemia, veio a necessidade de criar medidas de combate ao novo coronavírus. O boletim divulgado na quarta (5) pelos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) mostra o que está sendo feito por cada estado brasileiro no enfrentamento à Covid-19.
Estão sendo coletados dados sobre a oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), alimentação, fornecimento de água e material de higiene e limpeza, além de medicamentos e equipes de saúde.
Alagoas informou que cumpre com o fornecimento de água, alimento e distribuição de material de higiene para a população do sistema carcerário. Os presos estão usando máscaras durante os atendimentos com os profissionais do sistema e durante os deslocamentos.
Alagoas tem 64.194 casos confirmados e 1.633 mortes causadas pela Covid-19
Veja mais notícia da região no G1 Alagoas