Bugueiros fazem protesto e fecham rodovia em Porto de Pedras
Eles são contra o fechamento do acesso aos buggys à Praia do Patacho. Prefeitura afirma que uma nova rota foi aberta.
Bugueiros que fazem passeios turísticos nas praias de Porto de Pedras realizaram um ato e fecharam a AL-101 Norte na manhã desta quinta-feira (25). Eles afirmam que o acesso que à Praia do Patacho foi fechado, e isso acaba os prejudicando.
O trecho da rodovia, que fica entre os municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, está bloqueado desde às 8h por cerca de 60 bugueiros que são contra a decisão.
“Assim a gente acaba perdendo muitos clientes, é uma área muito famosa, as pessoas já vêm certas para fazer esse passeio. Esse é o principal acesso à praia e têm muitos turistas que querem ir até lá”, contou o bugueiro Wellington Falcão.
A assessoria de comunicação da prefeitura de Porto de Pedras informou que a área foi fechada por ordem judicial, mas que uma rota alternativa já está disponível para os buggys passarem. Afirmou ainda a prefeitura se reuniu com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e com os bugueiros há cerca de 15 dias para informar e orientar sobre a decisão.
Os bugueiros confirmam que se reuniram com a prefeitura, mas afirmaram que não foram avisados que já podiam usar a nova rota, que eles acham que não é devida. “A outra rota é muito longe, nenhum turista vai querer ficar andando”, afirma Wellington.
No local, foram plantadas algumas árvores e foi colocada uma placa informando que é uma “área de recuperação de vegetação nativa”. A reportagem entrou em contato com o IMA e aguarda resposta.
Acesso de bugs à Praia do Patacho, em Porto de Pedras, AL, foi bloqueado — Foto: Wellington Falcão/Arquivo Pessoal