Balanços impulsionam grandes oscilações nos mercados acionários europeus antes do Fed

Investidores esperam que banco central dos EUA siga com sua postura expansionista de apoiar os mercados financeiros em meio aos custos da pandemia de coronavírus. Os principais índices de referência da Europa fecharam praticamente estáveis nesta quarta-feira (29) com os investidores aguardando notícias do Federal Reserve, mas uma enxurrada de balanços provocou grandes oscilações em ações individuais.
Quando o Fed concluir sua reunião de política monetária nesta quarta-feira, os investidores esperam que as autoridades reiterem sua postura expansionista de apoiar os mercados financeiros em meio aos custos da pandemia de coronavírus.
Em dia agitado de balanços, o índice FTSEurofirst 300 caiu 0,01%, a 1.431 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,06%, a 367 pontos.
Os setores de saúde e bancos pressionaram o índice principal, enquanto os varejistas subiram 1,4%.
A farmacêutica GlaxoSmithKline caiu 3,2%, pois não alcançou as estimativas para o lucro do segundo trimestre devido a vendas mais baixas de suas vacinas existentes, enquanto o credor Barclays despencou 6,1% depois de reservar um valor acima do esperado de 1,6 bilhão de libras (US$ 2,1 bilhões) para cobrir um possível aumento nas perdas com empréstimos devido à pandemia.
Homem usa máscara de proteção na frente da bolsa de valores de Londres
Toby Melville/Reuters
Essa dupla ajudou a manter o FTSE 100 , de Londres, quase estável.
O CAC 40, da França, superou seus pares continentais com um ganho de 0,6% após balanços positivos do grupo de luxo Kering, do grupo de equipamentos elétricos Schneider Electric e da consultoria Capgemini.
“Os mercados se recuperaram agressivamente recentemente, então o que estamos vendo são empresas chegando com números melhores, mas sem um impulso adicional nos mercados”, disse Will James, vice-chefe de ações europeias da Aberdeen Standard Investments.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,04%, a 6.131 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,10%, a 12.822 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,61%, a 4.958 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,11%, a 19.880 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,55%, a 7.206 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,27%, a 4.395 pontos.