Governo de AL põe todos os municípios do interior na fase laranja e mantém Maceió na fase amarela do distanciamento social

Municípios que estavam na fase mais rígida do isolamento, por prevenção ao novo coronavírus, agora passam a flexibilizar regras. Academia e transporte intermunicipal voltam a funcionar na capital. Governador de Alagoas, Renan Filho, detalha as mudanças no distanciamento social controlado
Reprodução/Facebook
O governador Renan Filho (MDB), em entrevista coletiva online nesta terça-feira (28), anunciou que Maceió vai permanecer na fase amarela do distanciamento social controlado e todos os municípios do interior de Alagoas vão avançar para a fase laranja. As mudanças terão validade por 15 dias.
“Nós resolvemos manter Maceió na faixa amarela para demonstrar que, para vencer a pandemia, a gente ainda precisa do esforço conjunto, coletivo de todos e estamos avançando o interior, que estava dividido em duas faixas [vermelha e laranja]. Agora todo interior avança para a faixa laranja”, disse Renan Filho.
Durante a coletiva, o governador falou detalhadamente sobre os números das semanas epidemiológicas que foram registrados desde o início da pandemia. Segundo ele, Maceió, assim como as demais cidades do interior do estado, apresentaram redução na média de óbitos.
Na capital, a semana mais letal foi a de número 21, onde foram registradas 101 mortes. Na última, houve registro de 16 óbitos. Nas cidades do interior do estado, o pico aconteceu na semana 25 com registro de 109 mortes. O número caiu para 37 na última semana.
Mesmo com a redução das taxas no estado, Renan filho alertou a população para que continue seguindo as medidas de proteção. E não descartou a possibilidade de retroceder fases caso os números voltem a subir.
“Do jeito que a pandemia evolui positivamente, se as pessoas relaxarem com as medidas de proteção individual, de distanciamento social, a pandemia pode voltar a crescer em Alagoas e a evoluir negativamente. E isso vai impor, se dúvidas, medidas restritivas. Como há um caminho de flexibilizar as ações, de abrir seguimentos econômicos não essenciais, há também, eventualmente, se a situação piorar, a necessidade de voltar às medidas de isolamento mais duras”, alertou o governador.
Ele disse ainda que vai enviar um projeto de lei a Assembleia Legislativa (ALE) para que seja aprovado a obrigatoriedade do uso de máscaras.
Academias e transporte intermunicipal voltam a funcionar
O governador anunciou ainda uma mudança nas regras da fase amarela do distanciamento social.
Segundo Renan Filho, o novo decreto vai permitir a reabertura das academias de ginástica e o transporte intermunicipal, serviços que só seriam permitidos na fase azul.
De acordo com as regras definidas pela matriz de risco, as academias poderiam reabrir na fase azul com 50% da capacidade. Já o transporte intermunicipal, com 75% de sua capacidade. Agora, essa reabertura passa a acontecer antes do previsto.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas