Unicamp registra recorde de estudantes com isenção da taxa do vestibular 2021; pedidos seguem abertos até 31 de julho

Comissão que organiza o vestibular já garantiu isenção para 9.724 pessoas, desde reabertura do prazo por causa do não uso das notas do Enem. Inscrição no processo seletivo começa na quinta-feira e segue até 8 de setembro. Unicamp tem recorde de pedidos de isenção para taxa do vestibular
Antonio Scarpinetti / Unicamp
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou a lista de candidatos que receberam a isenção do pagamento da taxa de inscrição da prova e, até o momento, 9.724 pessoas, das 11.541 que fizeram o pedido, conseguiram o direito ao benefício. Esse é o maior balanço desde 2000, quando o programa começou.
Na semana passada, a universidade anunciou que não vai usar as notas do Enem, por conta de uma incompatibilidade nas datas. Por conta disso, reabriu o prazo dos pedidos de isenção para, assim, abranger aqueles candidatos que tentariam uma vaga na Unicamp pelo Enem.
O número deste ano ainda é preliminar, uma vez que a Unicamp reabriu no dia 22 de julho o prazo para solicitar a isenção e segue até 31 de julho. Os resultados desses novos pedidos devem ser divulgados no dia 14 de agosto.
Os contemplados devem receber a partir desta segunda-feira (27) um comunicado via correio eletrônico e a Comvest alerta que eles não são automaticamente inscritos no vestibular. A inscrição deve ser feita posteriormente, utilizando o código de isento, entre os dias 30 de julho e 8 de setembro.
Os candidatos com inscrição indeferida podem solicitar recurso por meio de um formulário eletrônico até o dia 29 de julho, às 17h.
Isenção por modalidade
O processo de isenção de taxa é divida em três modalidades:
Modalidade 1 – 8.553 estudantes provenientes de famílias de baixa renda receberam o benefício.
Modalidade 2 – 41 funcionários da Unicamp/Funcamp tiveram isenção da taxa de inscrição.
Modalidade 3 – 1.130 candidatos dos cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia foram beneficiados.
Provas do vestibular da Unicamp em 2021 ocorrerão a partir de janeiro
Bruna Ferreira/G1
Cronograma do vestibular
No início de julho, a Unicamp definiu novas datas para a realização do Vestibular de 2021 por causa das mudanças provocadas pelo coronavírus. A 1ª fase, inicialmente marcada para novembro, será realizada nos dias 6 e 7 de janeiro, enquanto que a 2ª está marcada para os dias 7 e 8 de fevereiro.
Ao contrário de anos anteriores, a 1ª fase do vestibular será realizada em dois dias para evitar aglomeração de candidatos. A divisão depende do curso escolhido pelo estudante:
06/01: cursos do segmento de ciências humanas/artes e de exatas/tecnológicas
07/01: cursos das áreas de ciências biológicas/saúde
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Campinas