Caixa anuncia ampliação para seis meses da pausa no pagamento de prestações da casa própria

Prazo anterior era de quatro meses. Extensão não será automática e deve ser solicitada por app ou telefone. A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (14) que o período de suspensão da cobrança de financiamentos da casa própria será estendido de quatro para seis meses. Segundo o banco, a prorrogação estará disponível a partir da próxima segunda (27).
Trata-se da quarta prorrogação de contratos imobiliários desde o início da pandemia do novo coronavírus. Ao todo, foram 2,4 milhões de contratos e R$ 8,6 bilhões em parcelas pausadas pela Caixa ao longo da crise. A previsão do banco é refinanciar mais R$ 4,46 bilhões com a medida.
Auxílio Emergencial: como liberar a conta bloqueada no aplicativo Caixa Tem
Desta vez, a prorrogação não é automática e deve ser solicitada pelo cliente, seja pelo atendimento telefônico ou pelo app Habitação CAIXA.
Os números são o 3004-1105 e o 0800 726 0505, opção 7. Para renegociação dos contratos, o cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800 726 8068, opção 2 – 4. Até o momento, contudo, 87% das solicitações foram feitas pelo aplicativo para celular.
“Mais de 2 milhões de brasileiros pediram essa pausa pelo aplicativo o que demonstra essa maneira tecnológica e ágil da Caixa Econômica Federal. Seria impraticável essa pausa nas agências, teríamos aglomerações fortes”, diz o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Prorrogações
Bolsonaro diz que Caixa ampliará para 4 meses pausa no pagamento das prestações da casa própria
Em 19 de março, a Caixa suspendeu a cobrança por dois meses (veja no vídeo abaixo). Porém, em 26 de março, anunciou que a pausa seria ampliada para três meses.
Mais tarde, em 9 de maio, Guimarães disse que, diante da crise provocada pela pandemia, a suspensão poderia ser mantida por ainda mais tempo. Essa pausa vale apenas para contratos antigos de pessoas físicas.
Os financiamentos da casa própria contratados a partir de 13 de maio terão carência de seis meses para o pagamento. Durante esse tempo, as pessoas físicas não precisarão pagar as parcelas.
Initial plugin text
Busque pelo título do caso