Familiares de presidiários e secretaria de Ressocialização de AL entram em acordo sobre visitas e envio de alimentos


Parentes bloquearam a rodovia em frente ao sistema prisional num protesto para cobrar notícias dos presos que estão sem receber visitas e alimentos há quase cinco meses. Familiares de presidiários e secretaria de Ressocialização chegam a um acordo sobre visitas e entrega de alimentos
Ascom/ Seris AL
Familiares de presidiários e a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) chegaram a um acordo durante reunião na tarde desta terça-feira (21), após um protesto em frente ao complexo prisional de Alagoas, que interditou a rodovia BR-104. Os parentes cobraram notícias dos presos e a retomada das visitas e entrega de alimentos.
Na reunião ficou acertado que a entrega dos alimentos aos presos, por parte da família, será retomada entre os dias 17 e 21 de agosto. Já as visitas devem ocorrer entre os dias 4 e 6 de setembro. Apenas uma pessoa com idade entre 18 e 59 anos poderá ter acesso à unidade prisional. Como medida de prevenção, todos os visitantes terão a temperatura aferida antes da visita.
A Seris informou ainda que vai intensificar, a partir desta quarta (22), as ações do projeto “Uma carta pra você”, encaminhando as respostas dos reeducandos aos e-mails enviados por seus familiares.
As visitas aos presos foram suspensas em março por causa da pandemia do novo coronavírus. Já a restrição do envio de gêneros alimentícios se deu em junho pelo mesmo motivo.
Uma representante dos manifestantes, que pediu para não ser identificada, disse que aceitaram o acordo mas que devem voltar a negociar a antecipação das visitas, alegando que o prazo dado foi muito longo.
Participaram da reunião o secretário da Seris, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, familiares de reeducandos e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL).
Mulheres de presos fazem protesto em frente ao sistema prisional
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas