É possível identificar a origem de um e-mail?

Tira-dúvidas também responde perguntas sobre o status ‘on-line’ do WhatsApp e volta a abordar a segurança do Windows XP. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às quintas-feiras.
Origem de e-mail
Tem como saber de onde um e-mail foi enviado? – Jessica
Se você quer saber a localização geográfica exata de onde um e-mail foi enviado, isso é um pouco difícil. Você pode verificar os endereços de IP pelos quais a mensagem passou para chegar até você, mas depois disso será necessário requisitar informações sobre aquele endereço de IP na Justiça.
Por regra, o endereço de IP informado no e-mail revela apenas o provedor responsável por um endereço e não está associado a um assinante específico. Mas o detalhamento da mensagem varia dependendo do provedor que foi usado para enviá-la.
Se você quiser conferir todas as informações técnicas que fazem parte da mensagem, você deve procurar uma opção em seu programa de e-mail para “exibir mensagem original”, “exibir cabeçalhos” ou “ver código fonte”. Em alguns casos, essa opção não vai existir nos apps e você terá de acessar o seu e-mail pela web ou até por um programa de e-mail tradicional.
Por exemplo: os aplicativos “Email” do Windows e “Gmail” no Android não possuem essa opção, mas elas existem na interface web desses serviços.
Botões para exibir código fonte da mensagem no Gmail (esq.) e Outlook.com
Reprodução
O “código fonte” do e-mail apresenta diversas informações e exige conhecimento técnico para ser interpretado. Para a origem do e-mail, a informação está normalmente nas linhas que começam com “Received”. Essas linhas terão diversos endereços de IP, mas apenas um (normalmente o primeiro) indica a verdadeira origem do e-mail.
Com o endereço IP em mãos, você pode descobrir o provedor responsável por aquele IP. Por exemplo: para endereços brasileiros, você pode consultar o Registro.br. Ressaltando: a informação no Registro.br normalmente corresponde ao provedor de internet responsável pelo endereço IP, e não indica a pessoa ou o local geográfico específico de origem da mensagem.
Vale lembrar que a informação de “remetente” dos e-mails (o campo “De” que aparece na mensagem) raramente é confiável, especialmente em mensagens maliciosas. Para obter informações úteis para o rastreamento de uma mensagem, é preciso usar esse método e checar o “Received”.
Por que é possível receber e-mails do seu próprio endereço?
Golpe no WhatsApp e e-mail para alterar PIN
Recebi um aviso em meu celular para confirmar meu WhatsApp, aí fui confirmando… depois recebi um e-mail para confirmar a troca da confirmação em duas etapas do WhatsApp e vi que poderia ser um golpe. Não cliquei em nada e deletei o link. Será que mesmo assim conseguiram clonar meu WhatsApp? – Claudia
Você tomou a ação correta, Claudia.
Quando um criminoso se depara com uma conta protegida pela verificação em duas etapas, ele pode iniciar o processo de mudança do PIN. Isso gera um e-mail do próprio WhatsApp questionando se você deseja realmente alterar o PIN.
Como não foi você que iniciou a alteração da senha, o e-mail deve ser simplesmente ignorado. Os criminosos não conseguirão passar pelo PIN e sua conta do WhatsApp estará protegida.
Lembre-se: talvez seja preciso reativar o WhatsApp em seu smartphone, mas isso não significa que os criminosos conseguiram acesso à sua conta. Se os criminosos realmente invadiram seu WhatsApp, você provavelmente ficará sem sua conta por 7 dias.
Configurações de privacidade no WhatsApp: ‘status’ se refere à função semelhante aos ‘stories’ e não modifica exibição do ‘online’.
Reprodução
Como esconder o status de ‘online’ do WhatsApp?
Com o esconder status online do WhatsApp? – Karen
Karen, o WhatsApp não fornece essa opção. As opções de privacidade do WhatsApp permitem ocultar as suas “atualizações de status”, que funcionam de maneira semelhante à função “stories” de outras plataformas. O “status” de “on-line” não fica escondido.
As demais opções do WhatsApp permitem definir quem pode ver sua foto de perfil, o “recado” (a mensagem que você pode associar ao seu perfil) e o “Visto por último”. O “status online” não faz parte dessas opções.
Tenha cuidado com sites, serviços ou aplicativos que prometam oferecer recursos que os aplicativos oficiais não fornecem. Muitas vezes, esses apps podem apresentar comportamentos indesejados.
Suporte ao Windows XP foi encerrado em abril de 2014
Reprodução
Windows XP: por que é inseguro?
Li hoje uma matéria sobre o Windows XP e sua segurança. O que exatamente pode acontecer se eu continuar usando o Windows XP não recebendo mais atualizações de segurança? – Bruno Kornetoff