Investigação em andamento sobre mortandade de peixes na laguna de Jequiá da Praia
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está investigando a causa da morte de centenas de peixes na laguna localizada entre os povoados Mutuca e Paturais, em Jequiá da Praia. As análises físico-químicas e biológicas estão em andamento e o laudo final será divulgado após a conclusão.
Instituto do Meio Ambiente investiga mortandade de peixes em Jequiá da Praia
O coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César, apontou a queda de oxigênio devido às fortes chuvas como a principal suspeita para a mortandade dos peixes. Ele explicou que as lagunas costeiras como essa são rasas e acumulam matéria orgânica vinda dos rios que as abastecem, o que, combinado com eventos como chuvas intensas, pode levar à proliferação de microrganismos que consomem muito oxigênio.
O IMA/AL recomendou a suspensão temporária da venda e consumo das espécies tucunaré e piau devido ao risco à saúde humana.
O gerente do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA, Paulo Lira, informou que a confirmação da causa da mortandade dos peixes será feita a partir das análises das amostras de água e resíduos coletados no local. O prazo para a finalização das análises é de sete dias úteis.
Denuncie e ajude a fiscalizar
Qualquer pessoa pode solicitar uma análise da água no Portal IMA+ ou fazer uma denúncia pelo aplicativo IMA Denuncie, disponível para android e iOS. As denúncias são anônimas e basta fornecer informações sobre a ocorrência e anexar imagens para que a equipe do IMA possa tomar as providências necessárias.
O post Instituto do Meio Ambiente investiga mortandade de peixes em Jequiá da Praia apareceu primeiro em AlagoasWeb.