A campanha global “Phone Free February” visa conscientizar sobre o tempo gasto no celular diariamente
No início de fevereiro, a iniciativa “Fevereiro Sem Celular” surge como um desafio global com o objetivo de reduzir o tempo que as pessoas passam no celular, promovendo um uso mais saudável do aparelho. A campanha incentiva a tentativa de passar o mês inteiro sem o dispositivo por meio de estratégias coordenadas.
‘Fevereiro sem celular’: Entenda como funciona o novo desafio global
De acordo com o site da campanha, os smartphones são projetados para serem irresistíveis, tornando seu design viciante e levando as pessoas a verificar os dispositivos constantemente, em média 221 vezes por dia, de forma intencional.
“Empresas de tecnologia empregam milhares de engenheiros especificamente para maximizar o engajamento e explorar vulnerabilidades psicológicas. Isso não é uma falha pessoal; é um ataque coordenado à nossa atenção”, afirma a campanha.
Em resposta às grandes empresas de tecnologia, os ativistas Charlotte Ashton e Jacob Warn criaram o projeto como uma forma de resistência digital.
Eles buscam criar uma consciência ainda maior sobre as chamadas “Big Techs”, a fim de destacar o quanto elas influenciam e prejudicam o funcionamento social do dia a dia. “As redes sociais nos condicionam a vivenciar a vida através de uma tela, a performar em vez de nos conectarmos verdadeiramente. O tempo sem celular é uma rebelião contra a cultura performática que as empresas de tecnologia criaram”, afirmam os ativistas.
A campanha propõe três maneiras de alcançar o objetivo:
- Melhorar seu sono
- Aprimorar seu trabalho
- Ser mais sociável
O projeto “Fevereiro Sem Celular” foi criado com o apoio da “Global Solidarity Foundation”.
O post ‘Fevereiro sem celular’: Entenda como funciona o novo desafio global apareceu primeiro em AlagoasWeb.