PT diz que WhatsApp suspendeu conta de distribuição de mensagens do partido ‘sem explicações’

Partido afirmou que conta do ‘Zap do PT’ foi derrubada no último dia 26 e questiona o motivo. WhatsApp confirma a suspensão de contas por ‘comportamentos abusivos’, sem citar quais foram elas, e confirma que o partido apelou da decisão. O Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou que uma conta de distribuição de mensagens no WhatsApp chamada “Zap do PT” foi derrubada no último dia 26 sem explicações. Segundo a legenda, a conta era mantida para distribuição de notícias e conteúdos a filiados.
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que cobrou uma justificativa do Facebook, dono do WhatsApp, na última segunda-feira (6).
Questionado pelo G1 se derrubou a conta do PT, o WhatsApp confirmou que contas foram suspensas, sem citar quais, quantas e a quem pertenciam, e que sabe que entre elas havia alguma ligada ao partido porque o PT recorreu da decisão.
A empresa disse ainda que seus produtos “não foram projetados para enviar mensagens em massa ou automatizadas, que violam nossos termos de serviço”. E que “por meio de nossos avançados sistemas de aprendizado de máquina somos capazes de detectar essas práticas”.
“Constantemente, banimos contas por comportamentos abusivos: todo mês, mais de 2 milhões de contas são banidas globalmente. Estamos comprometidos em reforçar a natureza privada do serviço e manter os usuários protegidos contra abusos. Continuaremos a banir contas usadas para enviar mensagens em massa ou automatizadas e avaliaremos mais profundamente as nossas opções legais contra empresas que oferecem esses serviços, como fizemos no passado no Brasil”, conclui o WhatsApp.
O PT diz estudar medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão ou obter alguma explicação. E que está criando “um serviço oficial de informações do PT junto ao aplicativo Telegram”.