Câmeras inteligentes vão medir temperatura de pessoas na Estação da Lapa

Uma novidade está chamando a atenção de quem passa pela Estação da Lapa, em Salvador, nesta quarta-feira (8). No andar térreo, dois funcionários sentados em frente a um painel eletrônico foi motivo de especulação entre os passageiros. “O que eles estão fazendo?”, perguntou uma senhora. “Sou eu ali na tela?”, questionou um homem.

No painel aparece as imagens das pessoas que estão transitando pela Estação, em tempo real. As sete câmeras inteligentes que foram instaladas no local conseguem monitorar a temperatura dos passageiros quando eles passam na frente da lente. O objetivo é identificar suspeitos de covid-19 e pessoas que estão sem máscara. A novidade foi implantada pela prefeitura e inaugurada nesta quarta-feira.  

O prefeito ACM Neto explicou que foram montados três pontos de registro de temperatura, um no andar térreo, e dois do mezanino, próximos as duas saídas da Estação. Ele disse que desde o início da pandemia, todas as medidas têm sido tomadas para preservar os usuários do transporte público. “O transporte público é o maior vetor de transmissão da covid-19, exceto grandes aglomerações, que não estão acontecendo”, disse.

(Foto: Marina Silva/CORREIO)

Neto destacou a dependência de Salvador em relação ao transporte coletivo, citando Florianópolis, que suspendeu a circulação de ônibus para tentar conter avanço da covid-19. “Tirar o transporte aqui seria parar a cidade”. O prefeito também lembrou que com o plano de reabertura, anunciado ontem, o fluxo nos coletivos vai aumentar. “Estamos aqui trazendo essa novidade, num esforço para tornar essa retomada mais segura”.

As imagens produzidas pelas câmeras irão gerar resultados de medição de temperatura e registrar ainda o uso da máscara, detectando se o indivíduo está ou não utilizando o equipamento de proteção individual e, ainda, se está colocado no rosto de forma adequada. O sistema de computadores, que ficará próximo às câmeras, será operado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. 

A aposentada Iolanda Nunes, 68 anos, ficou impressionada com a tecnologia. “Menino, quer dizer então que eles mediram minha temperatura sem precisar chegar perto? Eu estou impressionada, mas que bom. A gente tem que se previnir de todas as formas, e isso ajuda”, afirmou. 

A prefeitura informou que as pessoas que apresentarem alteração de temperatura serão encaminhadas ao posto de detecção na clínica LapaMed, em frente ao Salvador Card, para realização do teste. Caso não estejam utilizando máscara, serão orientadas pela Guarda Municipal de Salvador e receberá o item de proteção.

“Quando a pessoa for detectada com uma temperatura superior a 37ºC, 38ºC, imediatamente será acionada pela nossa equipe, vamos identificá-la pelas câmeras”, explicou o prefeito. “Vamos recomendar imediato início de protocolo de isolamento. Em até 72h ela vai receber o resultado”.

(Foto: Marina Silva/CORREIO)