Começa nesta segunda-feira a demolição de prédios de residencial do bairro Pinheiro, em Maceió


Blocos já estavam isolados desde junho. Serviço deve durar 2 semanas. Prédios no Jardim das Acácias, em Maceió, começam a ser demolidos nesta segunda-feira
Carolina Sanches/TV Gazeta
Começou nesta segunda-feira (6) a demolição de 4 blocos do conjunto Jardim das Acácias, no bairro do Pinheiro. A estrutura dos prédios estava comprometida, conforme avaliação feita pela Defesa Civil Municipal de Maceió, por causa do processo de subsidência no solo dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, o que coloca em risco a população da região.
São ao todo 96 apartamentos, que fazem parte dos blocos 10, 14, 16 e 17, e que já estavam isolados desde o mês de junho.
O trânsito está interditado na região. Com o isolamento, parte da Alameda Dr. Claudenor de Albuquerque Sampaio e da Rua Professor Mário Marroquim ficarão fechadas provisoriamente, além da manutenção do isolamento da Rua Manoel Menezes, no trecho que vai da Rua Professor Mário Marroquim até a Travessa São Benedito.
Segundo o diretor de planejamento e redução de risco, Arthur Rodas, o local é avaliado antes da decisão da demolição, que será feita por uma empresa de engenharia contratada pela Braskem, segundo o termo de cooperação assinado entre a empresa e a prefeitura.
“No termo de cooperação fizemos uma avaliação predial e analisamos os prédios em colapso para fazer a demolição. E caso eles apresentem fissuramento que indique essa ação do solo. Caso ela detecte que realmente tem que ser demolido, assim é feito”, explica o diretor.
O serviço de demolição deve durar 2 semanas, ou pode terminar antes, dependendo da estrutura dos prédios.
“O cronograma anterior também estava programado para duas semanas, mas com a fragilidade dos blocos foi muito mais rápida a execução da demolição”, frisou Rodas.
A demolição de blocos do residencial começou em abril. No total, quatro blocos foram demolidos até o dia 5 de maio.
Prédios no Jardim das Acácias, em Maeió, são demolidos
Carolina Sanches/TV Gazeta
Initial plugin text