Produtores de atemoia não conseguem exportar a fruta

Na região sudoeste de SP, a saída está sendo comercializar no mercado interno. Produtores de atemoia não conseguem exportar a fruta
Reprodução/TV TEM
Ela é verdinha por fora, branca por dentro e bem docinha. A atemoia tem conquistado o paladar de muitos brasileiros ao longo dos anos. Nesta época, os pés ficam carregados.
Grande parte do que é produzido na região sudoeste de São Paulo vai para fora do Brasil. Há uma boa aceitação por consumidores franceses e holandeses, por exemplo. O problema nesta safra é a dificuldade para exportar, que surgiu com a pandemia do coronavírus.
Visitamos um sítio no município de Angatuba (SP) com cinco mil pés de atemoia. O destino de cerca de 90% da produção era a exportação. Só que este ano nada foi vendido para outros países.
A engenheira agrônoma Cristiane Sakashita explica que, embora haja demanda lá fora, os produtores não conseguem mandar a fruta por via aérea. A colheita termina em julho e tudo vai ficar no Brasil mesmo.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 05/07/2020)
Produtores de atemoia não conseguem exportar a fruta
Vários produtores estão na mesma situação. O resultado disso é que o mercado interno está bem abastecido. Com o excesso de fruta, o preço caiu. Cristiane diz que a redução chega a 50%.
No sítio de Valdir Tanabe, em Itapetininga (SP), todas as frutas também vão ser vendidas por aqui. Ele tem apostado na comercialização para mercados para tentar ganhar um pouco mais.
Além da Covid-19, os produtores enfrentam problema com o clima. O frio chegou mais cedo do que o previsto. Com o vento gelado, alguns frutos acabaram rachando no pé e tiveram que ser descartados. Os que resistiram ficaram com uma coloração diferente. Apesar do sabor inalterado, atemoia assim acaba sendo rejeitada pelo consumidor.
Normalmente, a safra vai até outubro, mas este ano a colheita deve terminar no fim do mês. A produção no sítio de Valdir gira normalmente em torno de 20 toneladas, mas deve cair aproximadamente 20%.
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo