Reabertura do centro de Maceió é marcada por movimento intenso e filas para entrar nas lojas


Comerciantes organizaram filas para acesso a lojas, mas ainda há pontos de aglomeração. Pessoas se aglomeram nas portas das lojas no 1º dia de reabertura do Centro de Maceió
Carolina Sanches/TV Gazeta
A reabertura de parte das lojas no centro de Maceió nesta sexta-feira (3), depois de mais de 100 dias fechadas, foi marcada pela formação de filas para entrar nas lojas e grande movimento no Calçadão do Comércio. Apesar da organização dos comerciantes, ainda era possível ver pontos com aglomeração de pessoas.
Decreto Municipal permite reabertura de serviços não essenciais
Especialistas avaliam que reabertura foi precipitada
A maior parte das lojas estava fechada desde março por causa dos decretos de emergência para conter o avanço do novo coronavírus. Para reabrir, é obrigatório tomar todos os cuidados necessários, organizando as filas e disponibilizando álcool gel 70% para os clientes.
A dona de a dona de casa de Ilse Maria disse que foi três vezes ao Centro, mas não conseguiu fazer a compra que queria porque nem todas as lojas estavam funcionando. Agora, com a reabertura, ela aguarda em uma fila com dezenas de outras pessoas fazer as compras.
“Vou comprar toalha de mesa e roupa de cama. Como eu já enfrentei outra fila, para não dar viagem perdida, eu estou enfrentando essa também. Protegida com a máscara, não tenho medo do vírus”, disse a dona de casa.
Algumas lojas disponibilizaram álcool gel em dispensers para os clientes em Maceió
Ragi Torres/TV Gazeta
Segundo o vice-presidente da Aliança Comercial de Maceió, Marcos Tavares, essa aglomeração deve diminuir com o tempo.
“Esperamos que esse aglomerado diminua com a reabertura das outras lojas. Com todas elas abertas os consumidores vão ficar ‘espalhados’”, disse Tavares.
A reabertura a partir desta sexta é para estabelecimentos comerciais com até 400 m², o que corresponde a aproximadamente 60% das lojas do Centro. Durante a fase laranja, as lojas funcionarão das 10h às 17h de segunda à sexta, e das 9h às 13h aos sábados.
Barreiras sanitárias no Calçadão do Comércio
A Prefeitura de Maceió colocou 12 barreiras nas entradas do Calçadão. Elas devem ficar no local até o dia 17 de julho, data de validade do atual decreto.
Em entrevista ao Bom Dia Alagoas, o diretor de Convívio Social da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Carlos Alberto Mendonça, disse que a colaboração das pessoas vai contribuir com manutenção das medidas de reabertura.
“Nesse momento o ator principal é o cidadão, ele que tem que entender que ajudar se vamos sair ou não da atual situação. Já melhorou, estamos numa segunda fase, e precisamos avançar, e cada um precisa fazer a sua parte”, pontuou Mendonça.
Fiscalização é reforçada neste primeiro dia de reabertura do comércio de Maceió
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas