Rachaduras: Defesa Civil de Maceió dá início à atualização do mapa de feições nesta quinta-feira

Equipes estarão em campo analisando as deformações já mapeadas anteriormente pelo CPRM; trabalhos começam pelo bairro de Bebedouro. Técnicos da Defesa Civil de Maceió vão atualizar o mapa de feições a partir desta quinta-feira (25)
Ascom/ Defesa Civil
O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil de Maceió (Cimadec) dará início nesta quinta-feira (25) aos trabalhos de atualização do mapeamento de feições na área de instabilidade de solo que afeta os bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.
Os técnicos vão começar os trabalhos no bairro de Bebedouro, onde as equipes iniciarão as análises das feições na Rua Camaragibe.
As equipes estarão em campo analisando as deformações já mapeadas anteriormente pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O trabalho faz parte das ações de monitoramento dos bairros. Os profissionais devem observar e identificar novas feições que tenham aparecido na área delimitada do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias.
“Como o aparecimento de feições é um dos causadores dos riscos associado ao bairro, a ideia é fazer este reconhecimento de feição para saber até onde está evoluindo todo o cenário. Atualizar aquelas já identificadas e mapear as que forem surgindo, delimitando a área que estão atingindo”, explicou o geólogo do Cimadec, Antonioni Guerrera.
Um outro mapa, o de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, foi atualizado no dia 17 de junho. Ele mostra que quase dois mil imóveis precisarão ser realocados por causa da constante movimentação do solo na região dos bairros afetados pelas rachaduras. A atualização do mapa foi elaborada em conjunto com a Defesa Civil Nacional e o CPRM.
Monitoramento
Atualmente, a área afetada pela instabilidade de solo em decorrência da atividade de mineração registra duas principais movimentações, que vêm sendo monitoradas pelo Cimadec. As feições são deformações no solo associada a sua movimentação.
“Vale ressaltar que essas movimentações têm intensidades diferentes de acordo com a região. Em vias práticas, a consequência direta dessa movimentação é o que chamamos de feição. Que são os fraturamentos que ocorrem no solo. Então, aquelas fissuras, rachaduras, tricas que vemos nas edificações ou nas vias, ela está associada às feições. E essas feições, ou seja, o fraturamento que ocorre no solo devido a sua movimentação vem gerando danos estruturais na superfície”, completou o geólogo.
Profissionais estarão identificados
Os pesquisadores vão precisar entrar em algumas casas ou estabelecimentos comerciais que estejam sob a área da feição para fazer o trabalho. A Defesa Civil de Maceió informa que os profissionais que farão o levantamento estarão identificados com colete da instituição e estarão na área com carro plotado.
Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com o órgão através do número 199 e confirmar a presença dos técnicos na região onde mora.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas.