Mais de 40 mil carteiras de identidade solicitadas antes da pandemia devem ser entregues em AL

Parceria entre Instituto de Identificação e AMA vai garantir entrega de documentos nos municípios para evitar deslocamento de pessoas; calendário ainda não foi definido. Instituto de Identificação e AMA fazem parceria para entregar mais de 40 mil documentos solicitados antes da pandemia
Ascom/ Perícia Oficial
O Instituto de Identificação de Alagoas informou nesta quinta-feira (18) que firmou uma parceria com a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) para entregar mais de 40 mil carteiras de identidade que estavam no banco de RGs do estado e já deveriam ter sido entregues aos seus donos. São documento que foram solicitados antes da pandemia do novo coronavírus.
Por causa das medidas de isolamento social, todos os postos do Instituto de Identificação tiveram que suspender o atendimento por serem locais de aglomeração de pessoas. Além disso, quem solicitou o documento em outro município teve dificuldades já que o transporte intermunicipal também foi suspenso.
Os documentos já foram separados em lotes por municípios e as prefeituras associadas a AMA irão entregar esses documentos aos seus requerentes. O superintendente do Instituto de Identificação, Roney Presbítero, disse que a entrega será de responsabilidade de cada gestor municipal.
“A ação consistiu no recolhimento de todos os RGs que estavam nos postos de identificação espalhados pelo estado, a sua triagem e separação por município, a catalogação desses documentos em lotes e a entrega deles a AMA. A associação então fará a entrega a cada gestor municipal que será responsável pelo repasse desses documentos aos cidadãos dos seus municípios. Lógico que obedecendo os decretos governamentais, de evitar aglomeração e de distanciamento social”, explicou o superintendente.
A AMA informou que o calendário de entregas ainda não está pronto porque a quantidade de documentos é grande e a associação está verificando os lotes antes de enviar para as regiões. Somente após a conferência dos documentos, será divulgado um calendário em cada cidade.
Entregas em Arapiraca e Maceió serão feitas depois
Apenas nos municípios de Arapiraca e Maceió a entrega deverá ser feita num segundo momento devido ao fluxo amplo de demandas de combate a pandemia. Por serem grandes centros populacionais tornou-se inviável desenvolver uma atividade paralela, que poderia ocasionar aglomerações de pessoas devido ao volume maior de documentos, diferentemente dos municípios menores. O Instituto não informou a data em que os documentos nessas duas cidades deverão ser entregues.
“Devido ao grande número de identidades, os municípios de Maceió e Arapiraca, ficarão para uma próxima fase, onde deveremos realizar uma ação separada, provavelmente um mutirão, para entregar também esses documentos”, afirmou o Presbítero.
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas