Salvador terá acompanhamento remoto de casos suspeitos de covid-19

A prefeitura anunciou nesta quarta-feira (17) um programa que vai rastrear o caminho do contágio depois que uma pessoa tiver diagnóstico confirmado para a covid-19. A ideia é que atendendo cedo pessoas com o vírus pode-se evitar a necessidade de que esse paciente ocupe um leito de hospital. Além disso, também ajuda a bloquear a transmissão, identificando outras pessoas que tiverma contato com o paciente.
O paciente que procurar Unidade Básica de Saúde (UBS) com sintomas da covid-19 terá atendimento em área isolada, seguindo protocolo. A partir daí, caso ela não tenha sinais de gravidade, seguirá para isolamento social em casa e será monitorada por telemedicina, à distância. Os profissionais entrarão em contato a cada 48h até uma alta segura ou, em caso de piora, encaminhamento para uma UPA.
Nesse processo, os profissionais vão tentar descobrir com quem o paciente teve contato nos últimas dois dias comçear a ter sintomas para também localizar essas pessoas para uma avaliação. Isso vai ajudar a conter a disseminação do coronavírus.
Como acontecerá o acompanhamento remoto:
O profissional de saúde da unidade vai ligar para a pessoa com suspeita de Covid-19 e:
– Avaliar o estado de saúde do paciente a cada 48h
– Orientar e monitorar a realização adequada do isolamento domiciliar
– Identificar, rastrear e avaliar a situação das pessoas que tiveram contato com o doente nos dois dias antes do início dos sintomas (impedir transmissão)
– Se a pessoa evoluir sem complicações no acompanhamento remoto: alta segura
– Se evoluir com complicações, acionar o Samu para avaliação imediata e encaminhamento seguro para Unidade de Emergência