ABIH apresenta protocolo de boas práticas para reabertura de hotéis em Alagoas


Segundo associação, hotéis alagoanos começam a reabrir no mês de julho. Hotéis planejam reabertura em Alagoas
Reprodução/TV Gazeta
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) apresentou aos empresários do turismo e ao setor público o protocolo de boas práticas e medidas de segurança sanitária para a reabertura dos hotéis do estado. Eles planejam iniciar em julho a reabertura dos estabelecimentos, fechados desde março por causa da pandemia do novo coronavírus.
Parte dos hotéis associados a ABIH que estão fechados planeja reabrir a partir de julho, quando a Azul Linhas Aéreas volta à base em Maceió, com voos diários para Recife. Os demais planejam reabrir entre agosto e outubro, quando as companhias aéreas sinalizam maior retorno das operações. Menos de 5% dos hotéis estão abertos no momento, e pouco mais de 8% destes retomaram ou estão retomando às atividades ainda em junho.
O protocolo é específico para o setor, e foi desenvolvido pela ABIH nacional, em parceria com o Ministério do Turismo e o Senac. Os procedimentos mantêm as regras de distanciamento social e higienização, tanto de ambientes quanto de funcionários e hóspedes, recomendados para evitar a propagação do vírus e tornar os ambientes seguros, sem deixar de atender as necessidades dos hóspedes. O documento complementa os protocolos do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió.
Entre as recomendações gerais do protocolo, estão:
disponibilização de álcool 70% nos ambientes
reforço da higienização dos apartamentos, cozinha, enxoval e áreas sociais
distanciamento de mesas
aferição da temperatura dos hóspedes
sinalização horizontal no piso
controle de acesso aos elevadores
uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) pelos funcionários
reserva de um espaço destinado ao isolamento de hóspedes com sintomas
Os hotéis deverão respeitar a distância mínima de 2 metros entre as mesas e de 1 metro para cada cadeira ocupada. Para restaurantes e bares com espaços reduzidos, deve-se considerar a reserva de horários com cliente e de forma antecipada.
Estações de buffets podem ser usadas desde que os alimentos estejam em locais totalmente fechados, havendo funcionários para servir individualmente os hóspedes. Os alimentos não podem ficar expostos.
O protocolo completo está disponível no site da ABIH (clique aqui e confira).
ABIH recomendou fechar hotéis em março
Associação recomenda paralisação das atividades do setor hoteleiro
Initial plugin text