Pesquisa internacional aponta universidades federais da Zona da Mata e Vertentes entre as melhores de MG
Apesar de oscilarem em relação ao levantamento publicado no ano passado, instituições seguem em papel de destaque no Brasil. Universidade de Viçosa (UFV) foi considerada, a 15ª melhor universidade do Brasil
UFV/Divulgação
As universidades federais de Viçosa (UFV), Juiz de Fora (UFJF) e São João del Rei (UFSJ) estão entre as melhores de Minas Gerais. O levantamento é Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR), dos Emirados Árabes Unidos, conhecido pela consultoria na área de Educação.
A liderança do ranking das universidades brasileiras é ocupada pela Universidade de São Paulo (USP). Já em Minas Gerais, o primeiro lugar é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida, respectivamente pelas universidades da Zona da Mata e Vertentes: UFV (2º), UFJF (3º) e UFSJ (4º).
Veja abaixo as instituição mais bem colocadas em Minas Gerais:
Ranking universidades mineiras
Ainda de acordo com o levantamento, as universidades federais da Zona da Mata e Campo das Vertentes, apesar de oscilarem as posições no ranking, continuam entre as 30 melhores do Brasil .
A CWUR realiza a pesquisa abordando aproximadamente 20 mil universidades espalhadas pelos seis continentes. No levantamento são considerados aspectos como: empregabilidade e quantidade de ex-alunos e professores vencedores de prêmios internacionais.
Apesar de ter perdido posições, a UFV é a melhor classificada entre as instituições da Zona da Mata e Campo das Vertentes. No Brasil, a universidade caiu do 15º para o 17º lugar e no ranking mundial, a UFV caiu da 888ª para a 921ª posição.
No ranking, a UFJF se manteve na 22ª posição no Brasil, lugar que já ocupava no levantamento anterior. Na pontuação internacional, no entanto, a instituição subiu 13 posições, passando do 1.018º lugar para a 1.005ª posição.
Universidade Federal de Juiz de Fora ocupa a 22ª colocação entre as instituições brasileiras
Clara Downey/UFJF
A UFSJ, por sua vez, subiu posições tanto no ranking internacional quanto no comparativo com as universidades brasileiras. A instituição passou do 30º lugar no Brasil para a 28ª posição. No levantamento mundial, a UFSJ melhorou 88 posições e a classificação passou do 1.258º para o 1.170º lugar.
Campus Tancredo Neves é uma das três unidades em São João del Rei da UFSJ
UFSJ/Divulgação
O ranking completo pode ser conferido no site do Centro de Classificações Universitárias Mundiais.