UFV inicia aulas online no Período Especial de Outono


Os alunos puderam se inscrever em até duas disciplinas de ensino técnico, graduação e pós-graduação e a adesão não é obrigatória. Universidade Federal de Viçosa, UFV
UFV/Divulgação
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) iniciou nesta semana as aulas online referentes ao Período Especial de Outono (PEO). Os alunos puderam se inscrever em até duas disciplinas de ensino técnico, graduação e pós-graduação e a adesão não é obrigatória.
De acordo com a UFV, ao todo são 418 disciplinas, sendo 287 oferecidas pelo campus Viçosa, 74 por Florestal e 57 por Rio Paranaíba. O PEO tem duração de 45 dias e os estudantes que quiserem ajustar as matrículas devem fazer até a próxima sexta-feira (12).
Confira o cronograma:
5 a 7 de junho: adesão voluntária (matrícula) dos estudantes em disciplinas de interesse
8 de junho: início das aulas
8 a 12 de junho: acerto de matrícula
22 de julho: término do PEO
A UFV ressaltou que não se trata de retomada do semestre letivo regular. As aulas do primeiro semestre de 2020 continuam suspensas, conforme o Ato 17/2020, homologado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição.
O objetivo do PEO é a manutenção de atividades entre estudantes e professores que assim desejarem e, além disso, possibilitar que a comunidade acadêmica se aproprie de outras práticas pedagógicas.
Auxílio de Inclusão Digital
Devido ao momento de excepcionalidade imposto pela pandemia da Covid-19, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) vai implementar o auxílio emergencial de inclusão digital para viabilizar a participação no PEO.
O objetivo é possibilitar que os alunos matriculados em disciplinas obrigatórias e optativas, com atividades síncronas e assíncronas, adquiram pacotes de dados de acesso à internet e participem das disciplinas dos campi de origem.
O auxílio, de R$ 100,00 por mês, será pago nos meses de junho e julho, sendo que a parcela de julho será condicionada à frequência do estudante nas disciplinas em junho.
Os estudantes cadastrados pelos serviços de Bolsa receberão orientação por e-mail após o período de acerto de matrícula.
Nota de esclarecimento
A UFV divulgou uma nota de esclarecimento com informações sobre o Período Especial de Outono, com o objetivo de explicar que nenhum estudante é obrigado a aderir e que ninguém será prejudicado por não participar. Confira a na íntegra abaixo:
“1. O PEO é um período diferenciado e inovador que está sendo ofertado em virtude do isolamento social a que todos estão submetidos por causa da pandemia da Covid-19. Portanto, não é a continuação de um período regular de ensino;
2. Nessa perspectiva, o PEO foi estruturado de modo a oferecer uma alternativa de ensino mediada por tecnologias digitais da informação e comunicação, que fosse possível tanto para os professores quanto para os alunos. Isso significa que não é obrigatório e nem foi organizado para suprir demandas reprimidas de disciplinas;
3. O PEO não está estruturado de acordo com o que usualmente é reconhecido como modalidade de Educação a Distância (EAD), especialmente no que se refere à mediação realizada por tutores. Os professores que ofertarão disciplinas no PEO não terão esse suporte e, portanto, nesse momento, não poderiam abrir um número de vagas/turmas expressivo, com pena de fragilizar o processo ensino-aprendizagem;
4. Importa mencionar que o ensino remoto, planejado pela UFV, envolve um processo de construção de conhecimento responsável, mediado pelos professores e permeado por diversas atividades síncronas e assíncronas. Por isso, não é possível uma oferta massiva de vagas, pois as atividades planejadas não se limitarão a disponibilizar conteúdos de maneira unilateral;
5. A PRE compreende as manifestações e o grande interesse por parte dos estudantes por cursar disciplinas no PEO, o que vai permitir o planejamento de ações futuras visando atender a um maior número de estudantes, caso a situação de isolamento social persista por um longo período;
6. Reiteramos que, independente da modalidade, a UFV preza pelo compromisso com a educação pública de qualidade”.