Morre por Covid-19 a enfermeira Josinete Marques, conselheira estadual de saúde de Alagoas

Josinete Marques da Silva tinha 64 anos e se dedicava à luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela integrou o Coren entre 1992 a 2002. Enfermeira Josinete Marques da Silva faleceu nesta terça (9), em Maceió, vítima da Covid-19
Arquivo pessoal
A enfermeira e conselheira estadual de Saúde Josinete Marques da Silva, de 64 anos, faleceu de Covid-19 nesta terça-feira (9) na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A informação é do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES-AL).
Josinete integrou o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) de 1992 a 2002. Ela deixa uma história na luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde indígena.
De acordo o CES-AL, a enfermeira tinha diabetes e hipertensão. Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho no dia 1º de junho, com insuficiência respiratória. O estado de saúde Josinete tinha piorado e teve que ser transferida para a Santa Casa no dia seguinte, com os rins comprometidos.
“Ela uma pessoa maravilhosa, trabalhou muito pelo Sistema Único de Saúde, uma defensora ferrenha. Infelizmente se foi, uma querida pra mim. Ela era uma querida por todos os técnicos e todos do CES, por onde ela passava só deixa coisas boas, só deixava construção”, lamentou a amiga Elza Amaral, que assessora do CES-AL.
Por meio de nota, o Coren-AL lamentou a perda e informou que, com a morte de Josinete, já são 5 mortes confirmados por Covid-19 de profissionais de enfermagem em Alagoas.
“Ela foi uma pessoa que lutou pelo SUS. Lamento seu falecimento e desejo força para os familiares e todos os profissionais que estão na linha de frente”, lamenta Renné Costa, presidente do Coren.
Josinete Marques também já foi enfermeira do Ministério da Saúde, coordenadora de Apoio Técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, diretora do Sindicato de Enfermeiros de Alagoas (Sineal), membro da Secretaria Estadual de Saúde e atuou na Fundação Nacional de Saúde.
O CES-AL, também por meio de nota, lamentou a perda de Josinete e prestou solidariedade aos seus familiares e amigos. Leia na íntegra abaixo.
NOTA DE PESAR
O Sistema Único de Saúde e o Controle Social perdem uma de suas mais combativas guerreiras. Faleceu hoje a enfermeira Josinete Marques, vítima da Covid-19. Ela era conselheira estadual de saúde, representando o COSEMS-AL. Na sua trajetória de luta em defesa do SUS, Nete, como era conhecida, trabalhou na Secretaria Estadual de Saúde e na Fundação Nacional de Saúde, foi secretária municipal de Saúde em Maragogi, trabalhou em defesa da saúde indígena esteve presente em todas as lutas em favor da saúde pública.
É com muito pesar que o CES por meio dos seus conselheiros e servidores, lamentam a partida da companheira de todos os momentos, entre eles, coordenando a delegação de Alagoas na 16ª Conferência Nacional de Saúde. Prestamos a mais profunda solidariedade aos seus familiares e amigos.
Nete deixa o seu exemplo de batalha, competência e dedicação à saúde pública. Siga em paz, Nete, e obrigado por tudo!
Initial plugin text